O fenómeno dos escape rooms foi a pouco e pouco ganhando terreno, até existirem dezenas de espaços de norte a sul do País. Desvendar enigmas, ultrapassar armadilhas e encontra forma de sair de cada zona é o que pode esperar destas propostas.
Atualmente, existe uma enorme diversidade de desafios, com diferentes temas e níveis de dificuldade. O novo escape room do Forte da Ínsua, em Caminha, esconde vários segredos entre as muralhas. Só vai ter a certeza que a missão está concluída e que todas as charadas foram resolvidas, quando for possível sair do forte e da ilha.
Esta atividade começa na praia de Moledo, em Caminha, com um convite para um passeio de barco, que vai atracar nas areias da Ínsua. A partir daí arranca a verdadeira aventura: no interior do forte, o silêncio impera, mas os participantes vão recebendo várias pistas ao longo de 60 minutos (o tempo máximo de duração).
A experiência holística e multissensorial destina-se a grupos de pelo menos duas pessoas, já que o principal objetivo é trabalhar em equipa, analisar bem as pistas e tentar resolver cada enigma o mais rapidamente possível.
O inovador projeto está ao encargo da DiverMinho, que dinamiza atividades de turismo na zona norte de Portugal, com o objetivo de proporcionar experiências únicas e diferenciadas aos seus visitantes. Além desta iniciativa, a empresa realiza visitas guiadas ao forte, rotas turísticas no rio Minho e exercícios de aventura.
12 anos é a idade mínima para participar nesta experiência e as reservas podem ser feitas online. O bilhete para um grupo de cinco pessoas custa 80 euros.