Na cidade

O novo miradouro de Lisboa é para a família toda (até tem um gatil)

Tomás Taveira foi o arquiteto responsável por este espaço nas Olaias com vista sobre o vale.
Imagem da junta do Areeiro.

Há um novo miradouro na capital, um ponto de descanso e observação criado a partir de um local em estado de abandono. Um espaço na Rua Manuel dos Santos, nas Olaias, foi requalificado, com melhoria da zona de lazer, colocação de mobiliário urbano e de abrigos para gatos.

A intervenção foi financiada pela Câmara de Lisboa e executada pela Junta de Freguesia do Areeiro, que explicou todos os pormenores à NiT. Trata-se de uma “zona de baldio, que ao longo do tempo se foi tornando depósito de mais variados tipos de lixo, incluindo entulho de obras”. O executivo local quis aproveitar o espaço no início da Rua Manuel dos Santos, Olaias, reconvertendo-o numa “zona de estar e de passeio”.

“Considerando a sua localização privilegiada sobre todo o vale da montanha, propusemos ao Arquiteto Tomás Taveira, autor do projeto urbanístico da zona, uma ideia que se enquadrasse de forma que aquele espaço tivesse um melhor aproveitamento, aumentando assim a oferta de áreas de lazer na freguesia e na cidade”, adianta a mesma fonte da junta.

Já viu como está bonito o Miradouro das Olaias?O espaço na Rua Manuel dos Santos foi requalificado, com melhoria da…

Posted by Câmara Municipal de Lisboa on Friday, January 7, 2022

Nesta zona de lazer foram definidas zonas ajardinadas, com colocação de árvores em caldeira, e uma zona pavimentada, com um pavimento colorido. Foram ainda instalados bancos de jardim, ligando-os com a arquitetura local. Na zona junto ao talude, foi colocada uma vedação de proteção.

O projeto contou ainda com o enquadramento de um gatil para gatos silvestres, ali colocado e interligando-o com todo o espaço envolvente. O abrigo foi da autoria do mesmo arquiteto.

Segundo a Junta, a criação destes abrigos pretende facilitar o controlo das colónias de gatos de rua freguesia, melhorar o bem-estar animal e requalificar o espaço público.

Já viu como está bonito o Miradouro das Olaias?O espaço na Rua Manuel dos Santos foi requalificado, com melhoria da…

Posted by Câmara Municipal de Lisboa on Friday, January 7, 2022

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT