Na cidade

Este novo miradouro de vidro (e suspenso) — já é uma estrela da região norte

O Miradouro de Nossa Senhora da Conceição parece que paira no ar e começa a tornar-se presença assídua nas redes sociais.
Imagem da autarquia de Moimenta da Beira.

Abriu sem se fazer notar, perdido no burburinho do pico do verão. A 17 de agosto deste ano, inaugurava ao público o novo miradouro da aldeia de Castelo, em Moimenta da Beira, distrito de Viseu.

Os argumentos eram, logo à partida, muitos. A localização, inserida na região norte, no monte de Nossa Senhora da Conceição e com vista para a magnífica paisagem do Douro, é perfeita. Mas não é apenas o panorama deslumbrante que tem chamado, semana após semana, cada vez mais visitantes à região.

O grande atrativo da nova estrutura é mesmo a sua concepção (e design). Suspenso “a uns bons metros de altura”, tem o chão em vidro, o que lhe confere “profundidade, transparência e uma maior amplitude” na observação da arrebatadora paisagem, descreve a autarquia.

Além disso, trata-se de uma plataforma triangular, com chão no tal vidro resistente, que avança fisicamente suspensa, uns metros além da encosta. Dali, “avistam-se casarios e povoados, terras e paisagens vizinhas, outras mais longínquas, de pelo menos cinco concelhos: Moimenta da Beira, Armamar, Tabuaço, Sernancelhe e Trancoso.”

A ideia partiu de Vítor Carvalho, o ex-presidente da Junta de Freguesia do Castelo, com o apoio da autarquia de Moimenta da Beira. O projeto e a instalação foram levados a cabo por uma empresa nacional e local.

Miguel Carvalho, o atual presidente da junta, explica à NiT que a iniciativa foi do seu antecessor, com um objetivo claro: “trazer mais visitantes à região, promover o Santuário de Nossa Senhora da Conceição — aliás, penso que dentro em breve passará a chamar-se Miradouro da Nossa Senhora da Conceição, digo-o aqui em primeira mão”, explicou.

No fundo, o principal intuito é “dar uma nova vida e graça ao Santuário, ao espaço envolvente e ao bonito parque com fauna e flora que até veados nesta altura tem”, adianta.

O novo miradouro foi construído no monte de Nossa Senhora da Conceição, um dos pontos turísticos na freguesia de Castelo, Moimenta da Beira, a uma altitude de 770 metros.

O poder de atração do local cresce a olhos vistos: “ainda agora lá estive e tinha umas 20 pessoas, ao fim de semana ainda são mais — tem sido sempre assim”, frisa Miguel Carvalho. O investimento foi de cerca de 20 mil euros e, dado o sucesso dos primeiros meses, “valeu cada tostão”.

Carregue na galeria para ver as primeiras imagens da autarquia deste miradouro.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT