Na cidade

O novo monumento para os sobreviventes da pandemia foi feito com unhas acrílicas

Pretendia ser uma homenagem, mas esta gruta bizarra transformou-se num tema polémico. "As unhas são o que fazemos quando nos queremos cuidar", diz a autora.
É de visita gratuita.

O  novo monumento em Times Square, em Nova Iorque, até podia ter a melhor das intenções — homenagear os sobrevivente da pandemia de Covid-19 —, mas a verdade é que se transformou numa imagem polémica partilhada em quase todos os países. “A Fountain for Survivors” ou, em português, “Uma Fonte Para Sobreviventes” foi criado por Pamela Council, que recorreu a mais de 350 mil unhas acrílicas para a sua construção. Com elas, criou uma gruta de aproximadamente cinco metros com tons cor de rosa e neon. A instalação foi apresentada a 14 de outubro e vai receber visitas até ao dia 8 de dezembro.

“As unhas são o que fazemos quando nos queremos cuidar”, disse Pamela à agência “Reuters”. E acrescentou: “Unhas são daquelas pequenas coisas que fazemos por nós mesmos. E acho que os sobreviventes precisam disso”.

Esta escultura acabou por ter um significado maior para as pessoas negras que por ali passam, uma vez que as unhas, especialmente as acrílicas, são um símbolo da cultura afro-americana. Aliás, esta referência faz parte do próprio conceito da instalação.

Para Michelle Abrokwa, de 29 anos, por exemplo, a escultura fê-la lembrar-se das suas irmãs: “Elas tinham um design novo todos os dias, era como uma forma de expressão”, diz. “Então, elas diziam tipo: ‘okay, no meu dia de folga vou pintar as unhas desta cor.’ Tinha quase o mesmo efeito que um anel de humor.”

A gruta tem, no seu interior, uma fonte dos desejos, onde os visitantes podem lançar umas moedas específicas, que criam um borbulhar na água capaz de libertar uma fragrância curativa.

Com Nova Iorque a recuar no confinamento, estima-se que pelo menos dez milhões de pessoas passarão por aquele monumento até ao dia 8 de dezembro.

A fonte dos desejos do monumento.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT