Na cidade

O novo observatório em Oeiras vai estudar o comportamento dos golfinhos no rio Tejo

Ao longo dos anos, os mamíferos têm aparecido com frequência na zona, mas pouco se sabe sobre os que os atrai ao estuário.
Têm aparecido mais frequentemente.

Foi apresentado a 21 de abril o Observatório de Golfinhos no Tejo. Situa-se em Algés, Oeiras, no Centro de Coordenação e Controlo de Tráfego Marítimo e Segurança do Porto de Lisboa (Torre VTS). O principal objetivo é estudar e ficar a conhecer melhor as populações de golfinhos avistados no rio Tejo.

As visualizações dos especialistas começaram em março, e a urgência de um ponto de observação deve-se ao aumento da frequência com que os mamíferos têm sido avistados.

Os investigadores pretendem descobrir “quais as espécies que aqui vêm, se são sempre os mesmos animais ou outros, o que vêm cá fazer, e o que os está a atrair ao estuário”, conta à “Lusa”, citada pelo “Sapo”, Ana Henriques, técnica de oceanos e pescas na Associação Natureza Portugal (uma organização associada da World Wide Fund for Nature). Para obterem estas informações sobre os animais demorarão pelo menos um ano.

Mas já têm alguns dados: em 19 dias de observação conseguiram avistar golfinhos em 40 por cento dos dias. Em todos eles viram golfinhos comuns, mas num deles também avistaram golfinhos roazes.

Estas informações são recolhidas por grupos de 12 pessoas e, além do comportamento animal, registam as atividades humanas e as condições atmosféricas no momento dos avistamentos. A observação é complementada por um sensor acústico para que seja possível ouvirem as vocalizações dos mamíferos (visto que cada golfinho tem uma vocalização única). Também serão feitas visitas ao rio Tejo para tentarem ver os golfinhos de perto, para que consigam registar informações como as características físicas.

A 4 de julho, irão publicar um relatório com todas as informações obtidas até à data. As observações também serão usadas para a realização de teses, artigos e outros trabalhos científicos.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT