Na cidade

O novo rival do TikTok tem muita música e YouTube no nome

O Shorts é o novo serviço da plataforma de vídeo. Sem app e apenas disponível para iOS, acaba de ser lançado na Índia.

Chama-se Shorts e é a resposta do YouTube ao TikTok — ou pelo menos é isso que esperam os responsáveis da plataforma de vídeo. O anúncio foi feito esta terça-feira, 15 de setembro.

Como rival que se preze, o Shorts rouba bastante inspiração à rede social do momento: vídeos curtos de 15 segundos, munidos de uma ferramenta de edição recheada de opções criativas.

Em cada um deles, os utilizadores terão disponível uma coleção de muitos milhares de temas de diversos artistas. “A música para os vídeos está disponível através de uma ferramenta de escolha dentro do serviço — o Shorts não é uma app, pelo menos para já. Esta ferramenta tem 100 mil temas e estamos a trabalhar com artistas, editoras e produtoras para que disponibilizem mais catálogos”, revelou o YouTube em comunicado.

O YouTube Shorts só está disponível na Índia

Apesar das semelhanças, o YouTube evitou replicar o famoso feed do TikTok, que seleciona conteúdos que poderão agradar a cada utilizador. Por enquanto, disponibiliza apenas ferramentas de pesquisa.

O serviço está, pelo menos para já, a ser lançado apenas para a versão Android e só no mercado indiano — país que em junho baniu a app chinesa TikTok por considerá-la uma “ameaça à sua soberania”, citando preocupações de segurança e privacidade. Chris Jaffe, do YouTube, revelou também que há planos para a expansão para sistema iOS e, claro, para outros países.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT