Assim que falamos em veículos de sete lugares, toda a gente imagina de imediato aqueles monovolumes das soccer moms ou uma carrinha super espaçosa, em que tudo o que importa é mesmo que caibam lá os filhos, os pais, os avós e os cães. A Volvo assumiu a missão que todos queremos realizar há várias décadas, mas ainda ninguém conseguiu: mudar essa mentalidade sem abdicar do estilo e com o compromisso ecológico que o planeta exige.
Chegou então o Volvo EX90. A versão de maior tamanho da construtora sueca promete espaço para famílias numerosas e todas as bagagens que possam ter. A dimensão da carroçaria é mesmo o que surpreende à primeira vista, especialmente para um elétrico. Apesar disso, o design simples e minimalista mantém-se em linha com os modelos mais recentes da marca, com alguns detalhes que se mantiveram inalterados. Os melhores exemplos disso mesmo são o “Martelo de Thor” nos faróis dianteiros ou os farolins verticais na traseira.
Ainda no exterior, estilo à parte, destaca-se a caixa no topo do para-brisas. Esta é essencialmente um radar, parte do novo sistema de segurança da Volvo. O LiDAR, desenvolvido em parceria com a Luminar, usa a luz sob a forma de um laser pulsado para fazer medições com alta precisão e fiabilidade. De peões a ciclistas e outros objetos, este sistema consegue analisar com enorme precisão a estrada à frente do carro até uma distância de 250 metros. Se isto não é dar segurança ao condutor, o que será?
É aqui que o Volvo EX90 se posiciona na frente da corrida face à concorrência. Que a segurança é a bandeira da marca já todos sabemos, mas nunca ninguém viu um carro com um sistema tão completo. Este modelo conta com mais cinco radares, oito câmaras e 16 sensores ultrassónicos. Um verdadeiro “Escudo Invisível” que perceciona em tempo real tudo o que acontece à volta do veículo.
“Acreditamos que o EX90 será o Volvo mais seguro de sempre. Estamos a juntar a nossa compreensão do ambiente exterior com um nível de compreensão mais detalhado sobre a atenção do condutor. Quando todos os nossos sistemas de segurança, sensores, software e potência computacional se juntam, criam um escudo preventivo de segurança à volta do condutor — que só se aperceberá da sua existência quando de facto precisar dele”, explica Joachim de Verdier, head of safe vehicle automation da Volvo Cars.
A segurança estende-se ao interior com um sistema que deteta os padrões do olhar do condutor para perceber se ele está, ou não, em condições de conduzir. Desviar o olhar da estrada, por exemplo, pode ser uma indicação de que está com a atenção virada para o telemóvel ou à procura de alguma coisa no carro.
Por outro lado, um olhar demasiado fixo será um sinal de distração cognitiva. Ou seja: o condutor estará demasiado focado nos pensamentos sem noção do que está à sua frente. Perante estes alertas, o Volvo dará avisos, para que fique atento e poderá até mesmo parar o veículo em segurança à beira da estrada.
Sempre um passo à frente, em termos de hardware e tecnologia, este Volvo está preparado para continuar a evoluir. O que significa que poderá receber atualizações de software, bem como tudo o que precisa para ter uma condução totalmente autónoma.
Espaço e sustentabilidade para 600 quilómetros sem parar
Nos carros elétricos a autonomia é sempre um ponto a ter em atenção. Mas a Volvo nem sequer nos deixa equacionar essa questão. Este modelo oferece uma bateria que dá para viajar até 600 quilómetros, com um carregamento que vai dos 10 aos 80 por cento em menos de 30 minutos.
Como já referimos, espaço também não falta no Volvo EX90. Na segunda fila de bancos, as pernas estão confortáveis e nem se tiver dois metros de altura irá chegar com os joelhos ao banco da frente. Neste carro também não haverá guerra sobre quem vai na fila de trás: é suficientemente espaçosa para dois adultos estarem bem confortáveis, mesmo nas viagens longas.
Este modelo conta ainda com um teto panorâmico em vidro para que todos os passageiros possam olhar para o céu.
Tal como a NiT comprovou com o modelo EX30, a sustentabilidade dos materiais utilizados pela Volvo mantém-se como uma premissa da marca. O novo veículo apresenta uma quantidade significativa de materiais reciclados: 15 por cento de aço, aproximadamente 25 por cento de alumínio, bem como 48 quilos de plástico reciclado e materiais de base biológica, o que corresponde a cerca de 15 por cento do total de plástico utilizado no automóvel — o valor mais elevado de sempre num veículo da Volvo.
A condução é também assistida por dois ecrãs, ao contrário do modelo que referimos anteriormente, que concentrava tudo em apenas um painel central. Com um ecrã mais pequeno atrás do volante, é possível acompanhar por ali as informações essenciais à condução, como velocidade, bateria e mudança; enquanto no ecrã maior, que fica no painel entre o condutor e o passageiro do lado, se centraliza o infotainment, ar condicionado e todas as outras funções do veículo.
O Volvo EX90 já está disponível para pré-encomenda em Portugal. Deverá chegar às estradas nacionais ainda no final de 2024 ou início de 2025. O preço começa nos 80.565€. A marca pensou ainda nas pequenas e médias empresas para as quais vai disponibilizar Volvo EX90 Single Motor Core, numa nova versão fiscal. Neste caso, o preço começa nos 62.500€.
Carregue na galeria para ver mais pormenores deste modelo.