Adormecer ao som do vento a sussurrar nas árvores e da água a fluir, completamente isolado do resto do mundo, apenas a três minutos a pé de uma das melhores praias fluviais de Portugal. Pode parecer um luxo, mas não é necessário dispor de um grande orçamento para pernoitar neste cenário de sonho.
Ali não existem suítes luxuosas nem spas com piscinas interiores: trata-se de um simples parque de campismo onde é possível montar a tenda ou estacionar a caravana por apenas 3€ a noite. O verdadeiro encanto reside na localização — em frente à Praia Fluvial de Unhais da Serra, situada na vila do mesmo nome, no município da Covilhã. Conhecida por alguns como “a pérola da Beira” e por outros como a “Sintra da Covilhã”, é um destino ideal para quem busca tranquilidade, águas cristalinas e ar puro.
A praia fluvial, aninhada num vale que oferece vistas para os contrafortes da Serra da Estrela e para a vila, aproveita as águas da ribeira de Unhais, afluente do Zêzere, e é considerada a “mais equipada” do concelho, segundo o Guia das Praias Fluviais. Composta por duas represas (uma delas com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida) e cerca de dois hectares de relva bem tratada, este espaço de lazer dispõe de diversas infraestruturas que enriquecem a experiência para os banhistas. As encostas da serra também criam um cenário deslumbrante.
Para entrar na água é possível utilizar as escadas de acesso ou a prancha para saltos. As represas têm profundidades que variam entre os 50 centímetros e os 2,50 metros. A pureza da água é um dos maiores atrativos, pois a sua transparência permite observar o fundo, onde pequenas pedras e plantas aquáticas dançam ao sabor da corrente. Outro destaque do local é a cascata que dá origem a uma piscina natural.
Ver esta publicação no Instagram
As margens da ribeira de Unhais são muradas com grandes seixos e, de um dos lados, estende-se um vasto relvado, com diversas árvores e até um moinho antigo. Desde a sua inauguração, em 2010, o local tornou-se um ponto de encontro popular tanto para moradores como para visitantes. O recinto acolhe uma das zonas de lazer mais completas do País em áreas fluviais.
O espaço conta com um variado conjunto de estruturas, como parque infantil, áreas de jogos, equipamentos desportivos, zona de grelhadores e um bar que, durante os meses de verão, costuma ter música ao vivo. Nas proximidades, é possível visitar dois moinhos recuperados que ilustram o tradicional processo de moagem do milho; as visitas podem ser agendadas no bar ou com o nadador-salvador.
O êxito desta praia fluvial levou à abertura, em julho de 2016, de um parque de campismo e caravanismo com diversas infraestruturas. Está equipado com mesas, grelhadores, chuveiros ao ar livre e casas de banho. O custo é apenas 3€ por noite, seja para uma tenda ou autocaravana, sendo o pagamento feito na sede da freguesia.
Além da praia fluvial, é possível explorar melhor a freguesia e conhecer a Casa Museu, a ponte romana e a capela de Nossa Senhora da Saúde. No topo da freguesia, em direção ao Vale Glaciar, um ponto de paragem indispensável é o Miradouro do Cruzeiro, que oferece uma vista panorâmica sobre a vila.
Os amantes de caminhadas também têm à disposição uma variedade de percursos pedestres. Unhais da Serra conta atualmente com quatro trilhos, incluindo a Rota das Termas, uma trilha circular de 7,8 quilómetros que revela as canadas e ribeiras da região.
Carregue na galeria para conhecer melhor esta praia fluvial com vista para a Serra da Estrela.