Na cidade

O passeio de barco pelo Tejo numa embarcação de 1949 com fado, vinho e caldo verde

Uma experiência exclusiva para 15 tripulantes focada nas tradições nacionais. Será uma forma diferente de descobrir o rio.
A atividade é exclusiva para 15 tripulantes.

O Astrolábio fez-se ao mar pela primeira vez 1949 e foi inicialmente idealizado para recolher pescado de outras embarcações para a trazer para rapidamente da terra, mantendo a frescura do peixe. Entretanto, reformado da função original, o seu interior foi renovado para o uso recreativo, embora os traços originais tenham sido recuperados. Agora, está ao cargo dos dois irmãos da Ahoy Portugal, que organizaram um passeio pelo Tejo marcado para esta quinta-feira, 30 de maio.

A embarcação é conhecida pelos passeios exclusivos nas Encostas da Arrábida, mas chegou este ano a Lisboa. Esta experiência de duas horas garante um ambiente inesquecível com uma fadista acompanhada pela viola e guitarra portuguesa e a degustação de vinhos regionais. A acompanhar existem o pão, queijos, enchidos, fruta, biscoitos e até caldo verde — a verdadeira essência portuguesa. O embarque tem início às 19h30, mesmo a tempo do pôr do sol.

Ao longo do passeio terá oportunidade de ver a Ponte 25 de Abril, a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos e a Praça do Comércio de outra perspetiva. Esqueça as multidões, as passadeiras e a espera pelos sinais verdes — será levado pela brisa e tranquilidade da maré. No Astrolábio, os passageiros têm ao seu dispor uma superfície acolchoada confortável, uma cabine interior e uma casa de banho.

O ponto de encontro é na Doca de Alcântara e a organização aconselha que chegue com dez minutos de antecedência. É ainda recomendado que leve um casaco quente. Se não conseguir marcar presença no feriado de 30 de maio, não se preocupe: a experiência repete-se nos dias 6 e 20 de junho, precisamente nos mesmos horários.

A atividade exclusiva para 15 participantes tem um custo de 85€ por pessoa. O valor diminui (75€) se fizer o passeio em grupo. As reservas podem ser feitas por telefone (914797935 e 918920250), email (info@nullahoyportugal.com) ou no site da empresa.

A Ahoy Portugal tem vários programas de passeios completos, que variam entre duas a sete horas a bordo. Nas opções estão o Tejo, a baía do Seixal, as praias paradisíacas da Arrábida e Troia. Criada em 2018, a empresa resulta de uma parceria entre amigos que avançou para um projeto de irmãos. Rodrigo é o comandante principal das embarcações e Mariana é marinheira e fotógrafa.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT