Na cidade

O Porto é a cidade com mais trânsito da Península Ibérica

Cidade ultrapassa Lisboa e faz os condutores perderem quase meia hora por dia em filas.
Diferença entre Porto e Lisboa é de um minuto

A cidade do Porto ultrapassou Lisboa no que diz respeito ao trânsito e é agora líder da lista das cidades com mais trânsito de toda a Península Ibérica, num conjunto de dados divulgado esta quarta-feira, 13 de janeiro, pela TomTom. A nível mundial, é a 126.ª do ranking.

Depois de quatro anos na liderança, Lisboa passou em 2020 para 23% o seu nível de congestionamento de trânsito, face aos 33% de 2019. Isso fez com que o Porto passasse a liderar a lista no que toca à Península Ibérica, com 24%. Ainda assim, a cidade do norte do País até diminuiu a sua percentagem de congestionamento, que em 2019 tinha sido de 31%.

Ao todo, os condutores portuenses perdem 29 minutos todos os dias em filas de trânsito, distribuídos pela manhã, 13 minutos, e pela tarde, 16 minutos. Em Lisboa a diferença é de apenas um minuto diário, sendo que os habitantes da capital gastam 15 minutos no regresso a casa.

As diferenças de trânsito nas duas cidades portuguesas de 2019 para 2020 devem-se principalmente ao confinamento geral a que o País esteve sujeito. Os meses mais problemáticos foram janeiro e fevereiro, tendo havido uma drástica redução entre março e junho. Os níveis de trânsito só começaram a recuperar a partir de setembro.

Tanto o Porto como Lisboa, que ocupam o primeiro e segundo lugares desta tabela, têm mais problemas de trânsito do que cidades como Barcelona, Valência e até Madrid.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT