Na cidade

Em Barcelona, sexta-feira é o dia em que os miúdos vão de bicicleta para a escola

Pedalar passou a fazer da rotina semanal dos miúdos da cidade catalã. A adesão é tanta que já há escoltas policiais.
As idas para a escola tornam-se mais divertidas e ecológicas.

Uma vez por semana, a ida para a escola dos miúdos em Barcelona, na Espanha, não é nada como aquilo que estamos habituados a ver. As famílias catalãs trocaram os carros e os transportes públicos pelas bicicletas, patins e trotinetes.

“Tudo começou com um grupo de cinco famílias, muita determinação, e um grande sentido do bem maior”, conta Mireia Boix, uma mãe que também começou a participar na iniciativa com o filho de cinco anos, ao site “NPR”.

Atualmente, a iniciativa conhecida como Bicibus já junta centenas de miúdos e pais. A comuta para a escola acontece todas as sextas-feiras, e a adesão está a ser tanta que já é feita uma escolta pela polícia, para garantir a segurança de todos as famílias, visto que não existe uma via própria para as bicicletas — o que os leva a ter de pedalar pelo meio da estrada.

As famílias da zona de Eixample estão a aproveitar o projeto para fortalecerem a união entre os membros da comunidade, e também para promoverem a defesa do meio ambiente, promovendo formas de deslocação mais sustentáveis.

A Bicibus funciona de uma forma bastante semelhante a um típico autocarro, com três paragens durante o percurso, onde as famílias podem entrar ou sair, dependendo de onde fica a escola dos filhos.

A viagem demora 25 minutos, desde o início ao fim da rua Entença. Mireia Boix explica que é uma rua bastante movimentada, onde 20 mil veículos passam todos os dias, tornando-se num local perigoso no percurso dos miúdos para a escola. Com a Bicibus, esta mãe afirma que se sente mais aliviada com a viagem de sexta-feira.

Segundo a mesma fonte, a câmara municipal já fez algumas alterações para tornar a rua mais segura, mas que não tiveram grande efeito.

“As bicicletas são um meio de transporte quem, se até os miúdos de cinco anos conseguem usar, então toda a gente consegue. Se toda a população passar usar bicicletas então teremos uma cidade mais sossegada, mais saudável e, no geral, teremos uma localidade melhor para vivermos”, diz ainda.

Em Barcelona, os miúdos pedalam para escola todas as sextas-feiras.

Entretanto, a iniciativa já está a alargar-se a outros países, como os Estados Unidos e Itália. Na Alemanha, é também uma forte possibilidade visto que  no final do primeiro ciclo de escolaridade, é obrigatório os miúdos saberem andar de bicicleta. Portugal pode ser um dos próximos países a aderir a esta iniciativa, agora que os alunos do segundo ciclo terão bicicletas na escola para aprenderem a andar, tal como a NiT já noticiou.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT