Uma vez por semana, a ida para a escola dos miúdos em Barcelona, na Espanha, não é nada como aquilo que estamos habituados a ver. As famílias catalãs trocaram os carros e os transportes públicos pelas bicicletas, patins e trotinetes.
“Tudo começou com um grupo de cinco famílias, muita determinação, e um grande sentido do bem maior”, conta Mireia Boix, uma mãe que também começou a participar na iniciativa com o filho de cinco anos, ao site “NPR”.
Atualmente, a iniciativa conhecida como Bicibus já junta centenas de miúdos e pais. A comuta para a escola acontece todas as sextas-feiras, e a adesão está a ser tanta que já é feita uma escolta pela polícia, para garantir a segurança de todos as famílias, visto que não existe uma via própria para as bicicletas — o que os leva a ter de pedalar pelo meio da estrada.
As famílias da zona de Eixample estão a aproveitar o projeto para fortalecerem a união entre os membros da comunidade, e também para promoverem a defesa do meio ambiente, promovendo formas de deslocação mais sustentáveis.
A Bicibus funciona de uma forma bastante semelhante a um típico autocarro, com três paragens durante o percurso, onde as famílias podem entrar ou sair, dependendo de onde fica a escola dos filhos.
Something special is happening in Barcelona. It started last month when some parents organized a bike ride to school for just five kids. Now entire neighborhoods are joining. They call it Bicibús – or Bike Bus. pic.twitter.com/qIxsQEervG
— Zach Klein (@zachklein) October 18, 2021
A viagem demora 25 minutos, desde o início ao fim da rua Entença. Mireia Boix explica que é uma rua bastante movimentada, onde 20 mil veículos passam todos os dias, tornando-se num local perigoso no percurso dos miúdos para a escola. Com a Bicibus, esta mãe afirma que se sente mais aliviada com a viagem de sexta-feira.
Segundo a mesma fonte, a câmara municipal já fez algumas alterações para tornar a rua mais segura, mas que não tiveram grande efeito.
“As bicicletas são um meio de transporte quem, se até os miúdos de cinco anos conseguem usar, então toda a gente consegue. Se toda a população passar usar bicicletas então teremos uma cidade mais sossegada, mais saudável e, no geral, teremos uma localidade melhor para vivermos”, diz ainda.

Entretanto, a iniciativa já está a alargar-se a outros países, como os Estados Unidos e Itália. Na Alemanha, é também uma forte possibilidade visto que no final do primeiro ciclo de escolaridade, é obrigatório os miúdos saberem andar de bicicleta. Portugal pode ser um dos próximos países a aderir a esta iniciativa, agora que os alunos do segundo ciclo terão bicicletas na escola para aprenderem a andar, tal como a NiT já noticiou.