Na cidade

O segredo do sucesso da Hyundai? Carros elétricos e sustentabilidade

A marca está no 35.º lugar do ranking da Interbrand e registou o maior crescimento no setor — está em 4º entre as marcas generalistas.
O IONIQ 5 venceu o prémio de carro do ano de 2022

Da poupança em combustíveis a uma vida mais sustentável, os veículos elétricos têm ganhado relevância na hora de comprar um carro novo. Prova disso foi o aumento de vendas em Portugal em 24 por cento, entre janeiro a setembro de 2022, segundo os dados da ACAP — Associação Automóvel de Portugal.

A Hyundai continua a ganhar com esta aposta, uma vez que foi a marca que mais cresceu no último ano no ranking da Interbrand, divulgado em novembro. Neste momento, o valor da empresa é de 17,48 mil milhões de euros, colocando-a no 35.º lugar internacional. Mas se formos analisar apenas o setor automóvel, a Hyundai segura a quarta posição das marcas generalistas e isto deve-se, em grande parte, à mobilidade do futuro.

A submarca IONIQ tem sido uma bandeira bem explorada, ou não tivesse o IONIQ 5 vencido o prémio de carro do ano de 2022. Já o seu sucessor, apresentado este ano, surpreendeu o público com a sua aerodinâmica. Agora, a marca quer superar-se com o lançamento de uma versão SUV totalmente elétrica em 2024, respondendo à procura de mercado.

Da mobilidade elétrica à robótica vai um passo, já dado pela marca, que se tem destacado pela sua visão de futuro, onde as distinções entre os diferentes tipos de mobilidade deixarão de existir graças a inovações como a inteligência artificial e a condução autónoma.

“A indústria automóvel está a atravessar uma grande mudança de paradigma e a Hyundai continuará a trabalhar para se transformar num líder de mobilidade inteligente que, não só assegura proezas tecnológicas através de investimentos avultados na indústria da mobilidade do futuro, mas também cumpre as suas responsabilidades por um amanhã melhor para toda a humanidade”, afirma Jaehoon Chang, presidente e CEO da Hyundai Motor Company.

Recentemente, a marca revelou o seu conceito de “metamobility”, que tem como objetivo criar uma ligação entre um dispositivo inteligente e o metaverso, levando a Hyundai a ser pioneira neste espaço virtual. E se isto podia ser uma ideia apenas no papel, desengane-se. Até ao final de 2022, a Hyundai planeia estabelecer uma “fábrica inteligente” em Singapura e criar parcerias estratégicas que dêem passos reais neste sentido.

A preocupação com a sustentabilidade, através dos veículos elétricos e de ações corporativas ligadas ao ambiente, também tem colocado a Hyundai debaixo de olho para os que mais se preocupam com o planeta e contribuindo para a sua posição no ranking da Interbank. Esta empresa de consultoria de marcas realiza anualmente uma análise financeira e de marketing às principais multinacionais para calcular as perspetivas de crescimento.

Este artigo foi escrito em parceria com a Hyundai.

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