O smartwatch já faz parte da vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Seja para receber de forma prática notificações de apps, mensagens ou atender uma chamada, até à utilização exaustiva para acompanhar o progresso nos treinos, este dispositivo de pulso tornou-se num verdadeiro companheiro de vida. Em Portugal, os dados mais recentes do Eurostat referem-se a 2021. Nesse ano, quase 20 por cento dos portugueses já utilizava um smartwatch. Agora, esse número é ainda maior.
Por tudo isto, a procura dos clientes por novos estilos e funcionalidades colocou as marcas numa busca incessante por inovação. Foi assim que surgiu o novo modelo da Huawei — o primeiro smartwatch quadrado da marca chinesa.
“Os relógios de face quadrada causaram um impacto estético na indústria da moda. O HUAWEI Watch Fit 3 incorpora o espírito da ‘Fashion Squared’, que não só exala elegância e sofisticação, como também garante um formato leve e resistente”, adianta a marca.
A verdade é que, no pulso, quase não se sente. O corpo é ultrafino (menos de 10 milímetros), o que o torna leve e confortável para utilização constante. O design é ergonómico e complementado por apenas um botão e coroa rotativa super intuitiva para a navegação no dispositivo. Além, claro, do ecrã touch.
Ainda antes da nossa experiência de utilização mais lifestyle, há alguns aspetos técnicos que se destacam. O ecrã é mais nítido e luminoso do que outros smartwatches que já experimentámos, mesmo quando estamos ao sol. A Huawei também se excedeu ao nível da autonomia. Apesar da monitorização do sono regular e de vários treinos, o HUAWEI Watch Fit 3 manteve-se ligado durante uma semana inteira — sem precisar de ser carregado.
E esqueça os dilemas de compatibilidade. Este smartwatch funciona com qualquer telemóvel Android ou iOS, só precisa de ter a app Huawei Health instalada para emparelhar todas as informações entre os dispositivos.
Dos clássicos sofisticados às cores pop da moda
Como o relógio sempre foi um statement de estilo, os smartwatches não fogem à regra. E o mesmo smartwatch deve poder adaptar-se a diferentes pessoas e até a diferentes momentos da vida. Assim, este modelo surge com seis braceletes que oferecem quatro estilos distintos.
Começamos pelo mais básico, para os que preferem ser práticos e ter um relógio que dá para todos os momentos. Com a opção no material fluroelastómero em preto ou branco, é simples combinar este acessório com todos os outfits — seja para trabalhar, sair à noite ou até ir ao ginásio, esta opção vai sempre ficar bem.
Ainda no mesmo material, a Huawei aposta em duas cores que são uma tendência este ano: o verde e o rosa. Para os fãs de um toque de cor e dos outfits color block, estas vão ser necessárias para trocar com as braceletes mais neutras.
Já para os mais fit, a bracelete em nylon é a mais confortável para utilizar nos treinos. Está disponível em cinzento claro, e o formato em malha vai também combinar com a roupa do dia a dia.
Por fim, a opção mais elegante de todas surge em pele, na cor branca. Este é o modelo que terá sucesso entre as mulheres de negócios, combinando bem com o formato quadrado mais sofisticado deste smartwatch.

Companheiro de treinos e também das horas de descanso
Este relógio pode bem combinar o personal trainer, o nutricionista e até um mental coach que garante o nosso descanso. É que entre a monitorização de diversas atividades físicas, do sono e até de tudo o que comemos, fica mais simples ter uma vida saudável.
Acordar e saber como dormimos é essencial. Este é um pilar que tem um forte impacto no nosso dia a dia, mesmo sem nos apercebermos disso. Questões de pele? É durante o sono que regenera. Perder peso? É enquanto dormimos que recuperamos e as células regeneram para o processo do metabolismo. Cansaço? Precisamos mesmo de dizer?
Tudo isto é controlado pela tecnologia Huawei TruSleep 4.0, que nos dá uma noção real daquilo que dormimos — sim, porque todos dizem que se deitam às onze ou meia-noite, mas vão realmente dormir logo ou ainda há uns minutos (ou horas) à frente do telemóvel ou a conversar com o companheiro? Com esta monitorização é possível perceber a real hora em que adormecemos, assim como as várias fases do sono. Vamos até saber quantas horas de descanso profundo tivemos realmente.
Graças ao HUAWEI Watch Fit 3 vai até ser possível detetar interrupções da respiração, que podem ser indícios de apneia do sono. E o melhor é que quando acordamos, não só recebemos uma análise de como foi o nosso descanso, como nos dá algumas dicas de como podemos melhorá-lo.
O bom da tecnologia é que está sempre a evoluir, e se os smartwatches da Huawei já eram verdadeiros treinadores pessoais, a nova versão traz algumas novidades. O famoso Activity Ring Tracker está renovado, com uma aparência ainda mais impactante para nos acompanhar ao longo do dia. Este vai monitorizando a atividade física — desde os passos ao facto de estarmos de pé —, as calorias queimadas e dá-nos lembretes para nos movimentarmos. À medida que nos mantemos ativos ou queimamos calorias, os anéis vão progredindo. Isto torna-se quase numa lógica de jogo pessoal, que nos mantém motivados para um estilo de vida saudável.

Já no desporto em si, podemos contar com mais de cem desportos monitorizados pelo HUAWEI Watch Fit 3, entre os quais as quatro novas modalidades: futebol, basquetebol, padel e até os e-sports. Experimentámo-lo no ginásio, em treinos de força e cardio, e além de se manter confortável no pulso, é um estímulo de motivação para fazermos um esforço extra, seja em mais tempo ou em intensidade. E com uma ótima visualização dos dados, graças ao tamanho e às fortes cores do visor.
Mas quando anda menos dedicado, e não está a atingir a queima de calorias diárias que definiu, é o próprio smartwatch que vai recomendar-lhe uma atividade física. Este terá em conta as preferências, mas também circunstâncias como o tempo, sugerindo nesse caso uma atividade interior, ou por exemplo os níveis de stress, dando a sugestão de praticar Pilates.
Para os fãs de corrida, mantém-se a conhecida oferta de planos personalizados para atingir metas que podem ir até às maratonas. Estas analisam as condições físicas do utilizador, e criam depois um plano que inclui os dias de treino e o treino específico de cada dia. Ou seja, se for um iniciante, o primeiro treino poderá ser uma mistura de caminhada com pouca corrida. Quando o iniciar no smartwatch, este vai dar a notificação de que deve andar por cinco minutos. No final, recebe outra notificação para correr um minuto. E assim sucessivamente. Não tem de se preocupar com o que deve fazer para ganhar o ritmo e resistência necessários para chegar ao objetivo, pois o relógio da Huawei vai dar-lhe todas as indicações em cada treino para o conseguir.
Se é dos que treinam no exterior, o novo modo Track Running vai ser super útil nas rotas. Não só é mais preciso, como dá orientações por voz e permite a partilha mútua de percursos com amigos.
Cansados de exercício, é preciso compensar com energia — e isso faz-se com a comida. Esqueça a ideia de que vamos falar de hambúrgueres e pizzas. Estamos aqui para manter ou ganhar um estilo de vida saudável. O equilíbrio é por isso essencial, mas nem todos têm essa noção. É então aí que entra a app Stay Fit. Entre a monitorização de calorias gastas na atividade física e a inserção de alimentos ingeridos (com uma vasta base de dados), esta tecnologia inserida no HUAWEI Watch Fit 3 permite gerar planos personalizados para orientar o progresso do utilizador e permite definir objetivos para a semana seguinte. É como se tivéssemos um nutricionista no bolso a tempo inteiro.
