Na cidade

O spa para cães que desconstrói o mito de que os bichos não gostam de ir a banhos

No Bempo Spa, o atendimento funciona por marcação. Tosquias e remoção de pelo morto são alguns dos serviços disponíveis.
Abriu em plena pandemia.

Se existem seres que merecem todos os mimos e cuidados, são os cães, companheiros leais de todas as horas para os quais o dono é sempre a melhor pessoa do mundo, independentemente dos defeitos que possa ter. Sara Bemposta, 25 anos, cujo amor pelos animais é alimentado desde muito nova, não podia estar mais de acordo com esta ideia, o que a levou a abrir o Bempo Spa. Aqui, os patudos são tratados como estrelas, com direito a todo o tipo de tratamentos, de banhos a tosquias, hidratação, remoção de pelos mortos, corte de unhas e limpeza dos ouvidos.

“Sempre tive animais. Ao princípio, apenas gatos, mas a paixão pelos cães estava lá desde o início”, começou por contar à NiT a empreendedora. Aos 13 anos, quando deu os primeiros passos no mundo do voluntariado — que nunca mais abandonou — em associações de causa animal, conseguiu convencer os pais de que estava pronta para assumir as responsabilidades que adotar um cão implicam. Atualmente, três gatos e dois cães têm em sua casa um lar.

“Pode ser complicado, sobretudo pelos gastos envolvidos. E como lhes tenho muito carinho, acabo por ser uma dona um bocadinho mais chata, sempre de volta deles, ma com amor tudo se consegue”, confessa.

Em 2016, a paixão que move a sua vida, fez com que abrisse uma petshop. Acabaria por fechar no ano seguinte. Sara considera que, aos 19 anos, lhe faltava a maturidade necessária para conduzir o negócio. Três anos depois, com outra perspetiva e após uma extensa formação na Rigor Academia, especializada em grooming, nasce a Bempo Spa. É num estúdio que criou em casa, onde não faltam brinquedos, que recebe os seus clientes de quatro patas.

Mas porquê um spa? “É o momento em que mais usufruímos dos animais. Além disso, gosto de desconstruir o mito de que estes não gostam de ir a banhos”, explica. E completa: “são raros os cães que me veem e não ficam contentes”. Tudo corre tão bem, que muitos voltam a cada mês seguinte para um novo banho.

Cada animal é recebido com um quadro luminoso personalizado com o seu nome.

À formação já mencionada, Sara vai acrescentando outras, “até porque é importante estar sempre evoluir”. A mais recente foi uma masterclass de especialização em focinhos. Outro recurso precioso para realizar um bom trabalho foi conquistado através do voluntariado.

Ao longo dos anos, a jovem resgatou inúmeros animais de rua e de situações de total negligência, o que lhe permitiu adquirir “muita experiência com animais de diferentes feitios e com traumas profundos”, pelo que sabe a “importância do reforço positivo nos patudos” que devem ser “tratados com muito amor”, “como merecem”.

O atendimento funciona por marcação e é personalizado. “Gosto de deixar bastante tempo entre as reservas para poder usufruir do animal em si e garantir que seja um momento positivo para ele. Assim, só recebe um de cada vez, para que se possa dedicar a cada um sem pressas.

A tabela de preços não é fixa, “porque depende muito do tamanho do cão, tipo de pelo, serviço que o cliente pretende, entre outros”. O valor mínimo é de 18€ e corresponde ao banho de um animal até 10 quilos. “Em todos os banhos estão incluídos os serviços de hidratação, remoção de pelo morto, corte de unhas e limpeza de ouvidos”, adianta.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Sara, basta espreitar as redes sociais da Bempo Spa. É por lá que mostra os seus serviços e partilha dicas que ajudam os donos a fazerem os tratamentos em casa.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Praceta Soares dos Reis
    2745-222 Queluz
PREÇO MÉDIO
menos de 25€
AMBIENTE
spa

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT