Na cidade

O tempo vai mudar — a chuva pode voltar já no fim de semana

Segundo o IPMA, vem aí mais vento em todo o País e aguaceiros em Lisboa e a sul, a partir de sábado. Depois, chega o frio.
Mudanças à vista.

Apesar das noites frias e das temperaturas mais baixas nos últimos dias, tem sido um outono de sonho para quem odeia o meu tempo Enquanto na Europa alguns países vivem já verdadeiros dias de inverno, em Portugal o verão de São Martinho parece ter durado quase um mês.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, tudo indica, porém, que a situação vai mudar. Segundo o que a meteorologista Cristina Simões explica à NiT, Portugal tem estado a ser protegido por um antíctone; mas tem, nos próximos dias, prevista a aproximação de uma depressão a sudoeste do continente.

Esta poderá, adianta a especialista. dar alguma —ainda que baixa —probabilidade de precipitação no baixo Alentejo e Algarve já para esta quinta-feira, dia 18 de novembro. No dia seguinte não se prevê precipitação em parte alguma do País, mas será esperado um aumento na intensidade do vento no Algarve e terras altas, fazendo crescer o desconforto térmico e a sensação de frio.

No sábado, dia 20, já são então esperados períodos de chuva e aguaceiros na região sul do País, incluindo Lisboa. No domingo, a situação deverá repetir-se.

Ainda de acordo com o IPMA, a partir de domingo e a entrar pela próxima semana, chega outra depressão a Portugal. Desta vez pela região norte, com mais frio para todo o País e possibilidade de chuva para o norte e centro, embora ainda seja demasiado cedo para garantir estas previsões.

Certo mesmo é que o vento será o fator mais incómodo dos próximos dias, aumentando, frisa a meteorologista, “a sensação de desconforto térmico”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT