Na cidade

O verão começou com nuvens e aguaceiros (mas o tempo melhora já esta semana)

É provável que não pareça ao olhar pela janela mas o verão já começou. E sim, o sol volta em breve.
Vem aí calor.

Esta segunda-feira, 21 de junho, é o dia mais longo do ano, como explica o Observatório Astronómico de Lisboa. É, também, o dia que marca o início do verão. Na verdade, já começou. Para quem gosta de preciosismos: foi às 4h32 da madrugada.

Olhando pela janela, porém, é provável que o dia não lhe tenha parecido de verão. Na verdade os últimos dias têm sido marcados por aguaceiros e nuvens na generalidade do País. Isso começa a mudar já esta semana.

Para esta segunda-feira, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), podemos esperar “céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente a nebulosidade a partir da tarde” e ainda “aguaceiros em geral fracos, sendo mais frequentes e intensos a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela até ao meio da tarde.”

As máximas em Lisboa andam pelos 22 graus esta segunda-feira e no Porto 19. Faro, Beja e Santarém, com previsões máximas de 23 graus, são as regiões onde as temperaturas vão estar mais elevadas.

A partir de terça-feira podemos esperar o fim dos aguaceiros e uma ligeira subida da temperatura, mas ainda alguma nebulosidade. Para quem quer regressar às praias e esplanadas, a referência é a próxima quarta-feira, dia 23 de junho.

Na quarta-feira, as máximas no Porto vão até aos 22 graus e em Lisboa 26. Beja e Évora, com 29 graus, e Faro, com 28 graus, são as regiões que podem esperar as máximas mais elevadas, e já à beira dos 30 graus, algo mais comum nesta estação mais quente do ano. Na generalidade do País o dia será também já mais solarengo, com a nebulosidade a dar lugar a céus mais limpos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT