Fora de casa
ROCKWATTLET'S ROCK

Na cidade

O vídeo do momento: meteoro rasgou os céus de Portugal este domingo

O fenómeno, que durou poucos segundos, foi observado em vários locais do País, de norte a sul.

Um “grande meteoro” foi avistado pelas 19h40 deste domingo, 2 de novembro, em várias cidades portugueses. Os relatos nas redes sociais deram conta de um clarão intenso que iluminou os céus noturnos. As imagens foram partilhadas pelo Luso Meteo e pelo Meteored.

Segundo os comentários e as partilhas, o fenómeno foi visto em diferentes pontos do País, desde Castelo Branco a Vila Real, passando por Coimbra, Santarém, Aveiro, Figueira da Foz e até Vila Real de Santo António. Referem que se tratava de um meteoro que rasgou os céus a essa hora, provocando um clarão “enorme”.

A Luso Meteo adianta que se tratava de um bólide, um meteoro grande e brilhante, que pode “durar vários segundos e marcar intensamente o céu”. O fenómeno acontece quando um meteoroide entra na atmosfera terrestre e aquece até incandescer, normalmente a altitudes entre 76 e 100 quilómetros.

O tom esverdeado do rasto deixado pelos meteoritos, como o que foi observado em Portugal este domingo, deve-se à presença de determinados minerais e elementos nos fragmentos dos corpos celestes. A sua entrada na atmosfera da Terra a velocidades muito elevadas gera uma fricção que pode resultar em diferentes cores luminosas.

Este fenómeno assemelha-se ao que acontece ao amanhecer, quando a luz solar assume tonalidades de vermelho ou laranja. A diferença, no entanto, reside na rapidez do processo, dada a elevada velocidade a que se desloca o meteoro.

O fenómeno foi registado em vídeo por vários utilizadores das redes sociais e partilhado em páginas de observadores.

Em Espanha, a Rede de Investigação de Bólides e Meteoritos, também partilhou vídeos que captaram o momento, apelando ao envio de mais vídeos e fotografias.

ARTIGOS RECOMENDADOS