Na cidade

Óbidos tem um novo baloiço com uma vista fantástica sobre a vila histórica

A vereadora Margarida Reis revelou à NiT que a autarquia pretende construir pelo menos um baloiço em cada freguesia do concelho.
Imagem do Instagram de @jeffrey_de_tand

A moda dos baloiços parece ter chegado para durar. Todos os meses surgem novas atrações deste género à volta do País, seja em sítios rurais ou mesmo em zonas das cidades mais movimentadas. A vila de Óbidos não quis ficar de parte, e inaugurou no início de agosto um novo baloiço com uma vista panorâmica sobre a vila histórica.

O baloiço #Óbidos — assim se chama — está localizado num ponto estratégico, rodeado pelas muralhas e no espaço também conhecido como o Miradouro da Serrinha de Cima, na Rua do Castelo. Sendo mais precisos ainda, encontra-se nas coordenadas 39°21’45.3″N 9°09’21.1″W.

Segundo a vereadora Margarida Reis, responsável pelos pelouros do Desporto, Saúde e Bem-Estar, o baloiço foi “uma iniciativa da empresa Municipal Óbidos Criativa com o apoio da Câmara Municipal de Óbidos e dos Segredos de Óbidos, que junta alguns empresários da Vila — que colocou um baloiço em madeira num local estratégico, com uma vista panorâmica sobre a Vila”, conta à NiT. O baloiço tem espaço para duas pessoas se sentarem e proporciona aos visitantes um “momento de descontração em sintonia com o espaço envolvente”, acrescenta.

Da vista sobre a vila surgem várias oportunidades de fotografias para o Instagram. Ali, “conseguir um ângulo perfeito para tirar as melhores fotos, vai ser tarefa fácil”, diz a vereadora numa nota de imprensa.

Por vezes, a instalação de um baloiço traz vários custos às autarquias, mas o baloiço de Óbidos fugiu à regra, tendo sido feito um investimento “na ordem das poucas centenas de euros”. O porquê disto é simples: a Óbidos Criativa e a Câmara Municipal de Óbidos contrataram carpinteiros locais para aquela construção.

Também não foi necessária uma limpeza e manutenção do espaço, visto que antes de surgir o baloiço, aquela área já era usada como um miradouro com uma vista para as estreitas ruas e casas antigas da vila.

Óbidos é um dos sítios que mais atrai turistas na zona Oeste. Os nacionais também são bem-vindos, e chegam em grande número durante as épocas festivas na vila, tal como a Vila Natal, o Festival do Chocolate e o Mercado Medieval.

A pensar nestes eventos que trazem sempre milhares e milhares de visitas, a vereadora confirma que também este novo baloiço terá o seu papel durante os festivais: “Este baloiço foi construído inicialmente para o Óbidos Vila Natal, mas, devido à pandemia, acabou por não ser logo disponibilizado para os visitantes. Fizemo-lo agora e a nossa ideia é, em cada um dos eventos que tenhamos, decorá-lo de acordo com a temática da ocasião”, explica Margarida Reis.

É impossível contabilizar quantas pessoas já visitaram o baloiço panorâmico. Sabemos, porém, que tem sido um sucesso nas redes sociais, graças às várias menções que já recebeu.

Este é apenas o primeiro de vários baloiços panorâmicos que serão colocados em todas as freguesias de Óbidos: “No âmbito da nossa Rede Municipal de rotas e percursos pedestres, estamos a iniciar uma nova dinâmica e criar rotas temáticas ao nível do concelho. Já o fizemos com a Rota da Poesia e vamos começar agora com os baloiços. Este é o primeiro de muitos que vamos ter na nova Rota de Baloiços Panorâmicos do concelho de Óbidos”, afirma.

Alguns destes já estão a ser preparados. Um deles vai ser também em Óbidos, no Parque da Vila, onde o ambiente envolvente deixa de ser as muralhas e passa a ser as árvores, as plantas, e os animais que por vezes podemos encontrar.

O Parque da Vila.

À NiT, a vereadora revela que as primeiras freguesias a receber os novos baloiços serão a de A-dos-Negros e Vau, esta última a aproximadamente dez minutos de carro da Lagoa de Óbidos.

Margarida Reis revela ainda que todos “estes baloiços já estão a ser construídos na carpintaria do Município de Óbidos e serão colocados até ao final deste ano.”

A moda dos baloiços em Portugal

Nos últimos anos, mas sobretudo entre 2020 e 2021 — mesmo com pandemia —, Portugal assistiu a um surgimento sem precedentes destes baloiços panorâmicos.

Afinal, eles são uma das novas grandes modas, recurso quase infalível das autarquias e juntas para dar aquele motivo extra às pessoas de conhecerem e visitarem uma região. Além de originais e com vistas perfeitas, enchem as redes sociais de fotos que funcionam como uma espécie de bilhetes postais da região e o turismo agradece.

São largas dezenas os que têm surgido, o último dos quais na freguesia de Benfica, em plena Lisboa, como a NiT já lhe contou. De seguida, carregue na galeria para conhecer alguns dos mais populares e procurados.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT