Na cidade

Oktoberfest e outras sugestões à borla para fazer este fim de semana na capital

O festival Iminente e Lisboa Mistura também vão encher a cidade de música nos próximos dias.
Aproveite.

A edição desde ano do Oktoberfest, uma das festividades mais conhecidas do mundo, com a cerveja como protagonista, que se realiza em Munique, na Alemanha, já terminou. No entanto, em Portugal, a celebração está prestes a começar. Com a caneca cheia e boa disposição, não é preciso muito mais para fazer festa em Lisboa, este fim de semana.

Inspirando-se na famosa Oktoberfest de Munique, o Lisbon Beer Department organiza uma versão à portuguesa, denominada Oktober Festa. A iniciativa envolve as cervejeiras independentes e artesanais localizadas entre Marvila e Cabo Ruivo, apresentando mais de 40 variedades de cerveja e diversas atuações musicais. A entrada é gratuita todo o dia, mas esta é apenas uma das sugestões à borla que pode aproveitar em Lisboa, este fim de semana.

O festival Iminente, que reúne música, arte urbana e comida, vai instalar-se no jardim do Museu de Lisboa nos dias 12 e 13 de outubro. Este ano, o cartaz conta com concertos de vários géneros musicais e artistas de diferentes partes do mundo.

Entre os destaques do line-up, estão grandes nomes do rap nacional, tais como Sam the Kid, acompanhado por DJ Big, Dealema, Tristany — que está a preparar o lançamento do seu próximo álbum — e Silly, considerada uma das maiores revelações da música em Portugal. A agenda do festival inclui também workshops de artes visuais e uma performance de dança da associação de moradores PER 11, que envolve um grupo de séniores com mais de 65 anos.

Além disso, o Capitólio acolherá mais uma edição da Lisboa Mistura que, desde 2006, tem promovido no centro da cidade uma diversidade de projetos oriundos de vários bairros lisboetas. A iniciativa pretende contribuir para transformar a capital num espaço mais acolhedor, utilizando iniciativas artísticas que promovem um impacto social relevante.

A programação contempla desde as tradições portuguesas dos Adufe & Alguidar, às percussões pan-africanas de Mick Trovoada, passando pelo hip-hop pedagógico da OPA – Oficina Portátil de Artes e pelo funaná de Cabo Verde, interpretado por Memé Landim. O artesanato também terá um papel importante na celebração.

Confira abaixo as sugestões gratuitas da NiT para este fim de semana.

Sábado, 12 de outubro

Sons Pela Cidade

A Câmara Municipal de Lisboa, em colaboração com várias juntas de freguesia da cidade e a Orquestra Metropolitana de Lisboa, apresenta a 10.ª edição do festival Sons Pela Cidade. No sábado, terá lugar na Igreja dos Santos Reis Magos, na freguesia de Alvalade, com os Solistas da Metropolitana.

Festa dos Pequenos Leitores

A Biblioteca Nacional vai abrir as portas aos mais novos e às suas famílias para a terceira edição da Festa dos Pequenos Leitores. O evento conta com diversas atividades, como uma feira do livro infantil, duas mostras de livros infantis, visitas guiadas, oficinas de música e de restauro e apresentação de livros.

Oktober Festa

Em outubro, o Lisbon Beer Department serve-se da inspiração vinda de Munique para criar uma versão bem portuguesa de uma das maiores celebrações mundiais em torno da cerveja. A tradicional Oktober Festa vai ocupar os espaços das cervejeiras independentes e artesanais localizadas entre Marvila e Cabo Ruivo, com mais de 40 variedades de cerveja e um cartaz repleto de atuações de nomes como B Fachada, Candy Flip e vários DJ sets.

Concerto Solistas da Orquestra XXI

No dia 12 de outubro, o Palácio Nacional da Ajuda recebe um concerto pelos solistas da Orquestra XXI. O programa inclui peças de Johannes Brahms, György Kurtág e Max Bruch. 

O Meu Bairro a Pé

Durante o mês de outubro pode partir à descoberta de Lisboa com o programa O Meu Bairro a Pé. Para sábado, está marcada uma caminhada cultural do bairro da Tobis à Quinta das Conchas e dos Lilases, que hoje é o terceiro maior espaço verde da cidade. Foi ali que nasceu a Tobis e a produção cinematográfica nacional.

Symphony

A instalação artística, inaugurada a 11 de setembro, utiliza duas unidades móveis que se transformam em salas de projeção. Na primeira, os visitantes assistem a um vídeo com jovens músicos de várias regiões, enquanto a segunda oferece uma experiência imersiva com o filme “Symphony”, protagonizado pelo maestro Gustavo Dudamel e a Mahler Chamber Orchestra. Durante a exibição, o público é transportado para o centro da orquestra, enquanto ouve peças de Beethoven e Bernstein, com destaque para a vibrante interpretação de “Mambo”, de “West Side Story”. Embora a entrada seja gratuita, é necessária reserva online.

Visita noturna ao Cemitério dos Prazeres

A Semana Cultural nos Cemitérios apresenta um programa que inclui várias visitas guiadas, visitas noturnas e tardes de jazigos abertos, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. No sábado, está prevista uma visita noturna ao Cemitério dos Prazeres onde pode observar de forma distinta a arquitetura funerária, bem como a vista panorâmica da cidade iluminada. 

Noite da Literatura Europeia

O serão literário europeu mais aguardado do ano vai ter lugar em Carnide, em espaços mais conhecidos e outros por desvendar, com uma participação recorde de 17 autores e 18 países europeus. Contando com poemas, romances, contos e uma novela gráfica, esta edição revela visões e críticas à sociedade europeia através dos vários géneros literários apresentados e dos temas abordados. Ao longo da noite, o público poderá assistir a dez sessões de leituras encenadas por atores e atrizes, com a duração de 10 a 15 minutos, que se repetem de meia em meia hora.

Domingo, 13 de outubro

Os Dias de Marvila

O tema da terceira edição deste festival é “Habitar”. Organizado pela Câmara Municipal através da Rede de Bibliotecas de Lisboa, aposta num programa participado e criado em conjunto com habitantes, instituições públicas, coletividades e associações locais. Durante uma semana, música, dança, performance, percursos, teatro, exposições e debates tomam conta dos palcos e das ruas.

Lisboa Mistura

A 18.ª edição decorre no Capitólio e pretende celebrar a diversidade com um evento de entrada livre. O alinhamento inclui o funaná de Cabo Verde de Memé Landim, a polifonia ucraniana das Litá, passando pela resistência afro-brasileira do samba do Coletivo Gira, pela cultura mandinka do Guto Pires, a tradição portuguesa das Adufe e Alguidar e as percussões pan-africanistas de Mick Trovoada.

Festival Iminente Takeover

No fim de semana, o Iminente regressa a um local icónico da cidade, continuando a redefinir o conceito de descentralização. Depois de, no ano passado, ter invadido o Terreiro do Paço, este ano o local escolhido foi o jardim do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta. O programa tem como base os resultados de projetos participativos inéditos desenvolvidos ao longo deste ano e inclui música, artes visuais, dança, performance e gastronomia.

Exposição “Ocupar a Cidade”

O Prata Riverside Village, como parceiro do projeto PARTI-cipation X, acolhe uma exposição coletiva que vai reunir artistas de todos os continentes e diversas formas de arte. A diversidade de linguagens (instalação, escultura, pintura) e de materiais utilizados pelos artistas, como a madeira, o papel, o vidro, metais e outros materiais naturais e recicláveis espelha a perspetiva de sustentabilidade artística presente neste projeto.

Exposição “O Mundo Fantasma”

Os Coruchéus apresentam uma mostra antológica da produção artística de Jorge Bruto, líder carismático dos Capitão Fantasma, com fotografias da autoria de Carlos Morais da Silva, Gonçalo Passos e Rui Vasco, que procuram ilustrar o percurso singular deste habitante do Bairro de Alvalade.

City Cortex

City Cortex é um programa pioneiro de pesquisa cultural, que mobilizou sete arquitetos e artistas de renome internacional, incluindo Eduardo Souto de Moura, que criaram projetos originais para espaços públicos e semi-públicos, a partir da matéria-prima cortiça. Através de uma experiência imersiva, o público é convidado a conhecer as diferentes abordagens, assim como vivenciar, interagir e descobrir as inúmeras potencialidades da cortiça. Em Belém, estão instaladas peças como “Second Skin”, que promove uma biblioteca comunitária ao ar livre construída em árvores, e “Life Expectancy”, que reabilita o túnel pedonal de acesso ao Padrão dos Descobrimentos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT