Na cidade

Olá, calor: temperaturas deverão chegar aos 30 graus esta semana

Em Lisboa, por exemplo, o IPMA adianta que os valores poderão ser superiores a 25 graus. A situação será diferente nos Açores.
Vai tudo a correr para as esplanadas.

A primavera mal chegou e Portugal já vai ter dias de calor atípicos para esta altura — mas semelhantes àquelas que verificamos no verão. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os termómetros vão registar valores que chegarão aos 30 graus. Os dias serão solarengos em quase todo o País.

Esta segunda-feira, 27 de março, vai ser um dos dias mais quentes. Para Lisboa, o IPMA aponta máximas de 24 graus, valor que apenas será superado no dia seguinte (onde deverá chegar aos 25). No Porto, o cenário será ligeiramente diferente. A semana começa com 21 graus e um sol que deverá desaparecer entre quinta-feira e sábado, visto que há grandes possibilidades de precipitação — e as máximas diminuirão para os 18 graus.

É no centro do País que as temperaturas chegarão aos valores mais elevados. Em Santarém, esperam-se máximas de 27 graus já esta segunda-feira. No entanto, este não será o dia mais quente. Isto porque para terça e quarta-feira, 28 e 29 de março, as previsões do IPMA apontam para 30 graus. Os dias seguintes serão ligeiramente mais frios (mas nunca menos do que 23 graus).

A Madeira vai seguir a tendência do resto do País, com terça-feira a ser o dia mais quente (juntamente com quarta). O Instituto aponta para temperaturas máximas de 26 graus em ambos os dias. Nos Açores, porém, a situação poderá ser distinta. Em Ponta Delgada, por exemplo, serão vários os dias de chuva, nomeadamente segunda, terça e domingo. Além disso, os termómetros ficar-se-ão pelos 18 graus.

“A semana inicia-se com um anticiclone localizado sobre a Península Ibérica, com um regime de ventos fracos e com componente de leste, que irá resultar numa subida significativa das temperaturas máximas, com destaque para as regiões a sul e vale do Tejo”, explica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Os meses de maio e junho também deverão registar temperaturas acima do normal em todo o território nacional, pelo que se espera uma primavera mais quente e um início de verão mais ameno, segundo a previsão sazonal do Copernicus.

Esta estação do ano é uma das mais temidas para quem sofre de alergias. O que poucos sabe, contudo, é que estas podem ser evitadas sem o uso de medicação. Leia este artigo da NiT para descobrir a recomendação dos especialistas sobre a melhor forma de lidar com este problema sem recorrer a medicamentos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT