Na noite de esta segunda-feira, 27 de março, tem mesmo de olhar para o céu. Porquê? Para assistir ao espetáculo proporcionado pelos planetas Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Urano logo ao entardecer, após o pôr-do-sol.
Estes estarão visíveis junto à Lua crescente e poderão ser avistados a olho nu. No entanto, existem algumas recomendações para que a experiência seja ainda melhor. Primeiro, deve começar a observação cerca de 20 minutos depois de o sol se pôr (esta segunda-feira acontece 19h55).
Se olhar em direção ao horizonte vai ver dois objetos brilhantes. São Júpiter e Mercúrio, que estarão na constelação de Peixes. Já Vénus e Urano vão marcar presença nas constelações Carneiro e Marte em Gémeos. Entre todos os planetas, será Vénus a brilhar mais intensamente, enquanto que Marte se destaca pelo típico halo cor de laranja. Urano vai ser o corpo celeste mais difícil de avistar e, para o fazer, irá precisar de um bom equipamento de observação, como um telescópio.
Vai poder ver este alinhamento planetário esta segunda e terça-feira, 27 e 28 de março, respetivamente. Caso não tenha oportunidade, não precisa de se preocupar, porque em abril ocorrerão outros alinhamentos planetários. Nas noites de 11 e 24 de abril, Mercúrio, Urano, Vénus e Marte estarão novamente alinhados.