Na cidade

Olhe para o céu esta noite: vem aí a primeira super-lua do ano

A partir das 23h22, pode observar a lua bem mais brilhante do que o habitual. O fenómeno vai acontecer mais duas vezes este verão.
Vai ser a noite mais bonita deste ano.

Esta terça-feira, 14 de junho, vai poder observar a primeira Super Lua do ano. A partir das 23h22 (hora de Lisboa), o melhor é olhar em direção ao céu para ver uma lua que vai parecer maior do que é normal, graças à sua proximidade da Terra. Se o céu estiver limpo, pode ter a sorte de ver a lua com um tom mais brilhante do que o habitual. 

Uma Super Lua é o nome que se dá quando o satélite se encontra simultaneamente em fase de Lua Cheia e a uma distância da Terra inferior a 110 por cento do perigeu da sua órbita. O perigeu é o ponto da órbita em que a lua se encontra mais próxima da Terra.

É a primeira vez que o fenómeno vai acontecer este ano, mas irá repetir-se mais duas vezes este verão, a 13 de junho e a 12 de agosto. No EUA, esta coincidência astronómica chama-se Super Lua rosa. A designação não está relacionada com a cor da lua, mas sim com o nome atribuído pelos índios nativos daquele país, numa época em que costuma surgir a planta Phlox, uma flor silvestre cor de rosa. A expressão acabou por ser adaptada para as luas cheias que acontecem nos meses de maio e junho.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT