Na cidade

Olhe para o céu: esta sexta-feira há um eclipse lunar incrível

Vá até à janela para testemunhar este fenómeno astronómico que ocorre quando a lua entra na região da penumbra da Terra.
Eclipse penumbral da lua.

Na noite desta sexta-feira, 5 de junho, vamos poder assistir a um eclipse lunar. Ative o alarme do telemóvel para pouco antes das 21 horas – é nessa altura que a lua vai passar pela sombra da Terra e mergulhar na extremidade mais externa da sombra do planeta, num fenómeno chamado eclipse lunar penumbral.

Como parte da luz solar continua a atingir a superfície lunar, que permanece iluminada durante o eclipse em intensidade menor, o astro não vai apresentar aquele tom avermelhado mais comum durante os eclipses totais. A lua ficará apenas um pouco menos brilhante no céu.

Desta vez, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, a lua nasce já eclipsada pelas 20h52 e, durante mais de uma hora, apresentará uma ligeira variação do seu brilho. Saíra da penumbra pelas 22h06, numa altura em que ainda estará bem baixa no horizonte. 

Visível em Portugal continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, em Lisboa a lua vai nascer na penumbra às 20h52; nos Açores às 20h59; e na Madeira às 21h08. Além de Portugal, o eclipse penumbral da lua será visível a partir da Austrália, Antártida, Ásia, Europa, África, leste da América do Sul, do sul do Oceano Atlântico, Oceano Índico e Oceano Pacífico Ocidental.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o céu vai reunir as condições perfeitas para que possa assistir a este fenómeno astronómico que ocorre quando a lua entra na região da penumbra da Terra.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT