Na cidade

O Open House Lisboa atravessa pela primeira vez o rio e chega à Margem Sul

Entre as duas cidades vai poder visitar 68 espaços, 49 dos quais em estreia, já no próximo fim de semana
Uma Casa na Estrela que pode visitar.

Este ano, o Open House 2021 atravessa o rio e estende-se até Almada. No próximo fim de semana, de 25 e 26 de setembro, descobrem-se os “Caminhos da Água” que marcam as paisagens de Almada e Lisboa. São mais dois dias de espaços para conhecer gratuitamente, passeios sonoros, visitas guiadas e até atividades para os miúdos.

Nesta edição do Open House, a Água é o elemento central, pelo que surge como natural atravessar o rio até à outra margem. A 10.ª iniciativa estende o roteiro de visitas até Almada com o objetivo de, não só aproximar quem habita as duas cidades, como de as relacionar através da sua paisagem, natural e construída.

Conte durante dois dias com espaços de visita gratuita e ainda oito percursos urbanos acompanhados por especialistas, dois passeios sonoros, atividades júnior, programas Plus e visitas inclusivas — destinadas a pessoas cegas ou com baixa visão e pessoas com deficiência cognitiva.

O roteiro deste ano destaca o papel do rio Tejo e todo o seu potencial de prolongamento das duas cidades e convida à descoberta de diferentes tipologias de edifícios que acompanham as linhas de águas. Entre as duas cidades, vai poder visitar 68 espaços, 49 dos quais em estreia. 

A ideia é da autoria do coletivo de arquitetura paisagista Baldios, o primeiro grupo de profissionais convidado para comissariar um Open House e cujo principal objeto de trabalho é a paisagem.

Desde 2012, o Open House Lisboa é um evento anual que mostra a cidade como nenhum outro. assumindo-se comprometido com a renovação e a promoção da proximidade com a arquitetura.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT