Back in Town

Open House Lisboa: tem dois dias para conhecer 87 edifícios privados e públicos

Vai poder conhecer algumas das obras arquitetónicas mais emblemáticos da cidade, mesmo aquelas que são privadas ao longo do ano. 

A Fundação Champalimaud, em Belém, é uma das obras que vai poder conhecer.

É já este fim de semana, a 23 e 24 de setembro, que Lisboa recebe a sexta edição do Open House Lisboa. Este evento permite que conheça de perto 87 edifícios, tanto públicos como privados. Até mesmo aqueles que se encontram em ruínas podem ser visitados. 

Neste ano, o roteiro aposta em mais espaços privados, por norma inacessíveis ao público, sendo que 50 já figuraram em edições passadas e 37 serão espaços novos. Este é um evento internacional do qual fazem parte mais de 35 cidades em todo o mundo.

Há três tipos de visita gratuita: a livre, em que o público pode percorrer o local apenas durante o horário indicado; a visita acompanhada por voluntários que dão a conhecer o espaço em detalhe e desvendam algumas características específicas de cada edifício; por fim, pode optar por uma visita comentada por autores dos próprios projetos ou por especialistas convidados.

O roteiro vai percorrer edifícios em Belém, na Ajuda, na Estrela, Cais do Sodré, Bairro Alto, Baixa-Chiado, no Castelo, na Graça, na Avenida da Liberdade, no Príncipe Real, no Campo de Ourique, Amoreiras, Avenidas Novas, Benfica e, por fim, no Oriente. O roteiro completo está disponível no site do evento, no qual pode ver quais são os edifícios escolhidos para cada zona, de que épocas são e as respetivas tipologias. Os horários das visitas também estão disponíveis na página do Open House Lisboa.

Existe também um programa com 16 visitas adaptadas a pessoas que sejam cegas, surdas ou tenham alguma deficiência intelectual. Já o programa PLUS é composto por diferentes eventos desde exposições a ciclos de cinema, passando por concertos ou instalações.

A entrada é gratuita, mas alguns dos edifícios exigem pré-reserva. As inscrições podem ser feitas a partir desta terça-feira, 19 de setembro, no site oficial.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT