Na cidade

Os automóveis clássicos vão regressar às estradas de 5 concelhos no Norte do País

A quarta edição do Norte Classic acontece nos dias 14, 15 e 16 de abril e passa por Braga, Terras de Bouro, Amares, Guimarães e Fafe.
Acontece em abril

Está na hora de voltar a tirar os carros históricos das garagens e devolvê-los às estradas. O Norte Classic, um dos maiores eventos de automóveis clássicos de Portugal, prepara-se para voltar ao norte do País para uma quarta edição. Depois do sucesso do ano passado, a iniciativa regressa nos dias 14, 15 e 16 de abril e irá percorrer os concelhos de Braga, Terras de Bouro, Amares, Guimarães e Fafe, anunciou a organização. Ao contrário das provas de velocidade, este rali de regularidade histórica é uma competição em que o mais importante é conseguir ser regular e percorrer o percurso conforme um tempo definido. 

“É um evento com o objetivo de promover o automóvel antigo e a região Norte como destino turístico, uma região também com grande tradição no desporto automóvel”, explicam. Esta iniciativa vai levar os proprietários de carros clássicos e históricos a percorrer vários concelhos do País ao longo dos três dias.

Nesta edição, os condutores regressam ao Parque Natural Peneda Gerês, com as magníficas estradas e paisagens que os irão levar até à vila do Gerês e ao Santuário de São Bento da Porta Aberta, com o cenário deslumbrante da albufeira da Caniçada.

O programa arranca a 14 de abril, sexta-feira, com uma visita a Braga, que inclui subida e descida no elevador do Bom Jesus e jantar no Meliá Braga Hotel & Spa. Já no dia seguinte, os carros partem do mercado municipal para a etapa Carclasse: vão passar por Terras de Bouro e pela vila do Gerês até chegarem a São Bento da Porta Aberta. Aí, será ser um coffee break e haverá uma curta visita à localidade, antes de seguirem até Póvoa de Lanhoso, onde os participantes irão almoçar.

Depois do almoço, começa a etapa Turismo Porto e Norte, com passagem no Santuário de Nossa Senhora de Abadia, Amares — onde farão uma prova de vinhos — e Santuário do Sameiro. No final, o jantar é na Colunata do Bom Jesus.

No terceiro dia do evento, a etapa começa com a clássica rampa da Falperra, com um percurso renovado, onde irão percorrer alguns dos troços e locais míticos do Rally de Portugal no concelho de Fafe, que provocaram alguma emoção e adrenalina aos participantes na última edição. O almoço será na Quinta das Lamas e, depois disso, vão ser conhecidos os vencedores do Norte Classis 2023.

O programa completo está disponível online e as inscrições devem ser feitas até 31 de março, sexta-feira.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT