Que a costa alentejana é um verdadeiro mundo de recantos perfeitos, pores do sol incríveis, areais extensos, grutas, formações rochosas, poças com camarões, cascatas de água doce e piscinas naturais, já ninguém duvida. Mas a questão é: nesta oferta e nesta variedade, qual é afinal a melhor praia de uma das regiões favoritas dos portugueses para passar férias?
Agora que essas férias estão à porta, a NiT decidiu perguntar a quem mais sabe: os que conhecem as praias, os que as visitam, enfim, aos nossos leitores. Entre notícias, elogios e recomendações constantes de meios até internacionais, um Alentejo quase imune ao turismo de massas que invadiu parte do Algarve, tem da Comporta a Odemira dezenas dos mais belos areais do País. O difícil é muitas vezes escolher — e quisemos ajudar.
As votações decorreram durante uma semana e, agora que estão fechadas, há um claro vencedor: uma praia que é muitas vezes descrita como um “segredo” ou paraíso escondido. Pode ser um segredo para muitos, porém não para quem segue a NiT.
A grande vencedora fica na zona de Porto Covo: é a praia da Samoqueira. Caracterizada precisamente por ser quase desconhecida para muitos, a Samoqueira é um verdadeiro sonho de verão.
Segundo a página do Alentejo Turismo, é considerada, pelos que a visitam, como uma das mais belas praias do Mundo. E tem atributos que o justificam: várias piscinas naturais que se formam na maré mais baixa, grutas, pequenas ilhas, água transparente e esmeralda, uma cascata de água doce.
Consegue ir a banhos em vastas piscinas criadas pela maré, descansar e apanhar sol em recantos sossegados e ainda encontra passadiços de madeira nas rochas e parque de estacionamento.
A areia é fina, as grutas e piscinas são ótimas para miúdos e as habituais falésias que a rodeiam ajudam a proteger o areal do vento. A praia é também perfeita para quem gosta de pequenos mergulhos.
O acesso é relativamente fácil, feito primeiro pela estrada de Porto Covo ou M 1109, ainda que depois haja uma descida escavada nas rochas que inspira mais cuidado.
A Praia da Samoqueira obteve 19.53 por cento dos votos da NiT, destacando-se claramente das restantes — e foram dadas aos leitores mais de duas dezenas de opções. Entre a cobiçada Comporta (que foi aliás o segundo classificado) à reclusão da praia da Amália, havia muito por onde escolher. O areal com menos votos foi o da Praia da Costa Norte, em Sines.
Recorde-se que, durante o verão, voltaremos a publicar novas votações por região, podendo sempre destacar a sua favorita — ou aproveitar para descobrir areais e recantos que nem sabia que existiam.
Da melhor para a pior votação, estes foram os resultados obtidos:
Praia da Samoqueira (Porto Covo)
370 Votos (19.53%)
Praia da Comporta (Grândola)
242 Votos (12.77%)
Praia da Amália (Brejão)
201 Votos (10.61%)
Praia do Malhão (Vila Nova de Milfontes)
166 Votos (8.76%)
Praia de Almograve (Almograve)
113 Votos (5.96%)
Praia da Galé (Melides)
107 Votos (5.65%)
Praia das Furnas (Vila Nova de Milfontes)
87 Votos (4.59%)
Praia do Carvalhal (Grândola)
76 Votos (4.01%)
Praia de São Torpes (Sines)
68 Votos (3.59%)
Praia da Zambujeira do Mar (Zambujeira do Mar)
63 Votos (3.32%)
Praia do Tonel (Zambujeira do Mar)
62 Votos (3.27%)
Praia do Pego (Grândola)
59 Votos (3.11%)
Praia do Carvalhal (São Teotónio)
54 Votos (2.85%)
Praia de Melides (Melides)
41 Votos (2.16%)
Praia da Aberta Nova (Melides)
38 Votos (2.01%)
Praia do Cavaleiro (Odemira)
37 Votos (1.95%)
Praia da Ilha do Pessegueiro (Porto Covo)
32 Votos (1.69%)
Praia de Santo André (Vila Nova de Santo André)
25 Votos (1.32%)
Praia Grande (Porto Covo)
21 Votos (1.11%)
Praia do Monte Velho (Vila Nova de Santo André)
20 Votos (1.06%)
Praia da Vigia (Melides)
7 Votos (0.37%)
Praia da Costa Norte (Sines)
6 Votos (0.32%)