Back in Town

Os locais mais originais para se casar em Lisboa

Espaços municipais, palácios, jardins botânicos e até conventos. Há cada vez mais casamentos em Portugal — e toda a gente quer ser diferente.

Há cada vez mais casamentos em Portugal. Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatístico apontam para uma tendência desde 2103 — é pequena, é verdade, mas crescente. Os turismos rurais e quintas ainda são muito populares, mas há uma tendência no universo matrimonial para serem cada vez mais diferentes. Originais. Únicos.

“Como há cada vez mais casamentos e por sua vez os noivos vão também a mais casamentos todos os anos, notamos sempre a pressão de fazer diferente e ter animações ou serviços originais, para não ser mais um casamento igual aos outros”, explica à NiT Carmo Montez, dona da empresa de organização de casamentos e eventos OUTLUX.

É precisamente esse o conceito da OUTLUX, que pertence Carmo Montez e Rita Vilarinho. A empresa nasceu com Sandra Gomes, que em 2013 percebeu que havia uma lacuna no mercado de wedding planners. Enquanto estava a organizar o seu casamento, a advogada ficou com a noção de que não existiam empresas que fizessem todo o acompanhamento e que tivessem um vasto leque de serviços que os noivos precisam.

Foi assim que surgiu a OUTLUX, que cria pacotes de casamentos “chave na mão” low cost. Está tudo incluído — basicamente os noivos e os convidados só têm de aparecer. A originalidade também é um dos pilares das wedding planners: “O conceito da nossa empresa é fugir um pouco ao tradicional, por isso podemos dizer que todos os nossos casamentos são originais.”

“Como os noivos vão cada vez a mais casamentos todos os anos, notamos sempre a pressão de fazer diferente e ter animações ou serviços originais”

“Existem dois tipos de clientes, os que nos procuram para ajudar na escolha de um espaço diferente, e os que nos procuram para realizarem casamentos em espaços diferentes mas que também fazem parte da história do casal. Muitas vezes é também escolha dos noivos, aquele bar de praia onde deram o primeiro beijo ou o turismo rural onde foram passar o primeiro fim de semana juntos, e cabe-nos a nós o desafio de tornar espaços ‘banais’ em locais fantásticos e equipados para a realização de um casamento”, explica.

Quanto a orçamentos, a OUTLUX procura ajustar-se ao orçamento de cada casal. É o que a empresa denomina “at you budget”.

“Em média, o valor de um casamento com todos os serviços para 100 pessoas habitualmente ronda os 15.000€. Inclui espaço, catering, decoração, vestido, bouquet, fotógrafo, vídeo, hair and make up, alianças, DJ, gráfica — convites, ementas, marcadores de mesa e placard—, e presentes para os convidados.”

A NiT foi à procura dos sítios mais originais para casar em Lisboa. Espaços municipais, conventos, jardins botânicos. Até é possível fazer o enlace — e a festa — no Palácio da Pena. Carregue na imagem para conhecer as sugestões.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT