Na cidade

Os melhores sítios para encontrar sol de inverno? Dois são em Portugal

A "Lonely Planet" volta a destacar o nosso País numa lista de 10 lugares deslumbrantes.
A Bica da Cana na Madeira. (Foto: journeyera.com)

A Madeira, com  a sua famosa e “eterna primavera”; e o Algarve, com “mais de 300 dias de sol por ano”. A “Lonely Planet” publicou a sua lista de 10 lugares mais deslumbrantes para encontrar o sol de inverno na Europa — e dois são, claro, em Portugal.

Segundo a revista, se é certo que o continente europeu oferece um mundo de experiências para quem gosta de inverno, neve, frio, serras, montanhas e florestas; também há quem só queira passar os meses mais frios em locais relativamente próximos de casa, porém mais soalheiros.

Não são destinos com temperaturas tropicais, é certo, mas também os preços são bem diferentes de umas Caraíbas, o que poderá ajudar, sobretudo em tempos ainda incertos de pandemia. Assim, as escolhas da reputada revista recaem sobre Malta, Creta (Grécia), Chipre, Sicília (Itália), Sevilha (Espanha), a Costa Turquesa (Turquia), Ilhas Baleares e Ilhas Canárias (Espanha) — Madeira e o Algarve, em Portugal.

Sobre a região mais a sul do nosso País, diz a “Lonely Planet” que “o Algarve é um destino cada vez mais popular para o sol de inverno, em parte devido aos mais de 300 dias de sol por ano e 87 praias com bandeira azul”.

Segundo a revista, o inverno até traz água às cascatas nas montanhas de Monchique, as praias estão vazias e conseguem ter dias bastante agradáveis, as opções de alojamento são muitas as de boa gastronomia também.

Sobre a Madeira, a revista escreve que é “conhecida pela sua primavera eterna”. Invernos amenos “vêm como padrão, com temperaturas raramente caindo abaixo dos 14° C”. As praias são rochosas, mas o mar “é quente”. Finalmente, é ainda possível explorar, caminhar e descobrir a cultura local.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT