Fora de casa
ROCKWATTLET'S ROCK

Na cidade

Os moinhos “mais bonitos de Portugal” ficam à beira-mar e vão ter novos passadiços

A estrutura tem 320 metros de extensão e está quase finalizada. Percorre os cinco edifícios históricos construídos no topo das dunas.

Há muitos anos que os moinhos deixaram de ser vistos apenas como estruturas para moer cereais, bombear água ou fornecer energia. Nas últimas décadas, sobretudo em Portugal, muitos dos que sobreviveram foram transformados em alojamentos e outros em pontos históricos. Na vila da Apúlia, por exemplo, encontra aqueles considerados por muitos como os “mais bonitos de Portugal.”

Os Moinhos da Apúlia, em Esposende, estão entre os mais originais do País e um dos principais motivos, além da localização junto à praia, é o facto de se terem mantido preservados ao longo das décadas. As estruturas terão sido construídas entre os séculos XVIII e XIX, em granito e xisto e num formato cónico.

A localização dos moinhos, construídos no topo de dunas à beira-mar, foi escolhida precisamente para aproveitar o vento da região, vindo diretamente do oceano. Desde sempre, a vila da Apúlia foi conhecida como uma região piscatória e ainda hoje, pela manhã, é possível ver os barcos a chegarem à costa com peixes e mariscos para vender, principalmente para os restaurantes da zona. 

Os moinhos tornaram-se também famosos graças aos passadiços de madeira construídos pela Câmara Municipal de Esposende. Em dezembro, a autarquia arrancou com obras de intervenção para melhorar as condições da estrutura e expandi-la.

Embora ainda não tenham sido oficialmente inaugurados, quem visita Apúlia já consegue ver e visitar os novos passadiços, com cerca de 320 metros de extensão. A antiga estrutura, que estava em avançado estado de degradação, já foi integralmente substituída e as obras estão a ser finalizadas.

O novo caminho prestes a ser inaugurado.

De acordo com a Câmara, o novo projeto inclui ainda a eliminação de dois acessos à praia na zona das dunas dos moinhos, de forma a “reforçar o caráter contínuo e seguro do percurso e garantindo acessibilidade plena a pessoas com mobilidade reduzida.”

Embora seja possível andar pelos passadiços, não é permitido aproximar-se dos moinhos. Todos estão cercados e o acesso direto é proibido, de forma a preservar as construções e evitar que sejam vandalizadas. 

No verão, muitos visitantes aproveitam para tomar banho na Praia da Apúlia, com uma paisagem incrível com os moinhos logo atrás. No entanto, é preciso ter atenção: há várias zonas rochosas que, com a maré alta, pode ser um perigo. 

Além disso, a zona conhecida pelos ventos vindos diretamente do oceano é ideal para quem gosta de praticar desportos aquáticos, como kitesurf e windsurf. 

À noite, a vila também ganha vinha com os vários restaurantes especializados em peixes e mariscos frescos, que são muitas vezes comprados diretamente dos pescadores no próprio dia. Entre eles, destacam-se a Adega do Agostinho, A Cabana, O Topo da Praia, a Adega do Forno, entre outros. 

Para quem pretende visitar a zona ao longo de um fim de semana ou mais dias, pode ficar hospedado no Tivoli Estela Golf & Lodges, que abriu portas em julho passado e fica a 15 minutos dos moinhos. O novo conceito da marca da Minor Hotels nasceu no antigo parque de campismo da Póvoa de Varzim e dispõe de 80 lodges, spa, um restaurante, dois bares e acesso direto à Praia da Estela. 

Carregue na galeria para ver algumas fotografias dos Moinhos da Apúlia. 

ARTIGOS RECOMENDADOS