Na cidade

Os novos passadiços de Vila Real que o levam pelas escarpas do Corgo

Num vale que o ministro do Ambiente descreve como "perfeito", no centro da cidade, há percursos que vale a pena conhecer.
Um novo local para explorar.

Em Vila Real, junto ao Rio Corgo, que atravessa a cidade num pequeno e perfeito vale, há novos passadiços para explorar. A primeira fase da obra dos Percursos Naturais do Corgo está concluída, o que quer dizer que já existe mais de um quilómetro de passadiços disponíveis para receber turistas e moradores.

O percurso está aberto ao público desde o dia 20 de novembro e estende-se por pouco mais de mil metros: cerca de 720 metros em terra batida e 580 metros em passadiço de madeira. Segundo avançou a autarquia de Vila Real à NiT, esta primeira fase da obra está localizada entre o Bairro dos Ferreiros e a Vila Velha.

O troço contém uma parte inicial de percursos naturais, com a recuperação de caminhos antigos; e depois uma segunda parte mais artificial, com os tais passadiços de madeira, tornando disponível um espaço natural em pleno centro da cidade.

De acordo com o vereador Carlos Silva, era um objetivo antigo do executivo fazer do rio Corgo “um fator agregador da cidade”, aproveitando os percursos naturais que já existiam e que eram, antigamente, usados para trazer as populações até às infraestruturas existentes perto do rio.

É o caso da Central do Biel, ligando o Parque Corgo à Vila Velha e, com a conclusão total dos trabalhos, desta ao Jardim Botânico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Em declarações à NiT, o autarca destaca a intenção do município de melhorar a relação das pessoas com o património natural e que este é um passo muito importante rumo a esse objetivo.

Na inauguração deste primeiro troço, no passado dia 20 de novembro, o ministro do Ambiente, Matos Fernandes, esteve presente e felicitou a Câmara Municipal por “pôr mãos à obra” e por “dar forma a um sonho” que ele próprio tinha, desde que integrou a equipa que produziu a candidatura ao Programa Polis.

Segundo a Câmara de Vila Real, o atual ministro “conhece bem a zona” e afirmou que é “raríssimo ver um vale tão tão perfeito e tão encaixado no centro de uma cidade, razão que torna esta intervenção ainda mais relevante”.

De seguida, carregue na galeria para conhecer melhor estes novos passadiços em Vila Real — na sua primeira fase, já inaugurada.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT