Na cidade

Os The Yellow Jackets exploraram uma escola militar abandonada

Ivy e Athon passaram dois dias dentro do enorme edifício. Encontraram um hovercraft que resistiu aos assaltos dos últimos anos.
Encontraram um hovercraft abandoando.

Com casacos amarelos e as caras tapadas, o casal Ivy e Athon, como preferem ser conhecidos sob anonimato, são os nomes por detrás do projeto “The Yellow Jackets”, que dá vida a locais abandonados através das suas fotografias impressionantes, com cenários de espaços outrora opulentos e entretanto caídos no esquecimento. 

Depois de terem visitado o famoso castelo da Disney abandonado em Sintra, um dos edifícios mais curiosos de Portugal, e uma fábrica com automóveis clássicos abandonada, desta vez visitaram a antiga Escola da Armada, em Vila Franca de Xira, que se tornou numa das duas explorações favoritas de sempre.

Ainda antes de ser uma Escola da Armada, foi uma escola de mecânicos. Criada em 1934 foi responsável pela formação de grande parte do pessoal técnico da Armada, nomeadamente serralheiros, fogueiros, condutores de máquinas, torpedeiros, entre outros. Só mais tarde, na década de 60, é que se tornou no Estabelecimento Militar de Ensino da Marinha — que englobava a Escola de Alunos Marinheiros, a Escola de Sargentos e as Escolas Técnicas de Comunicações, Armas Submarinas, Informações em Combate, Máquinas, Eletrotecnias e Abastecimento.

Esteve em funcionamento durante 75 anos e formava, anualmente, perto de mil jovens recrutas que cumpriram ali o serviço militar. Após o encerramento do espaço, em agosto de 2009, os militares foram transferidos para a Base Naval do Alfeite, em Almada, onde a marinha concentrou a formação.

Desde então, as instalações deixaram de ser utilizadas e acabaram por ficar ao abandono e a degradar-se. A falta de vigilância permanente fez com que os atos de vandalismo e os roubos fossem frequentes. Contudo, o espaço devoluto foi comprado à ESTAMO no final de 2017 pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e, após muito anos de assaltos, neste momento tem segurança privada.

“Passávamos por este local inúmeras vezes e, inevitavelmente, reparámos no seu estado de abandono. Após alguma pesquisa e, em conversa com um amigo nosso que ali estudou e que conhecia bem o espaço, percebemos que há bastante tempo não era utilizado e estava à espera de uma nova à vida”, começam por contar à NiT os Yellow Jackets.

Devido à dimensão do espaço, os exploradores acabaram por lá ficar dentro dois dias inteiros. “Conseguimos sentir mais o local e cada espaço dentro dele, dar asas à nossa criatividade, com tempo, e criar fotografias diferentes”, explicam. 

Apesar de tentarem sempre ser discretos — mesmo com os casacos amarelos que chamam a atenção —, desta vez foram vistos. “Viram-nos a passar com os casacos amarelos vestidos, com um colchão de ar amarelo, cheio, debaixo do braço, quando nos deslocamos para a antiga piscina. O que é que devem ter ficado a pensar?”, recordam.

Ainda assim, isso não os impediu de continuar a visita e descobriram coisas incríveis, como um hovercraft abandonado — até porque não é comum encontrar um veículo que se desloca sobre uma almofada de ar perdido por aí.

“Este local em particular também nos impressionou muito pela sua dimensão. Era enorme, composto por vários edifícios diferentes, ainda com muitos vestígios da ocupação anterior”, revelam. Apesar de ter sofrido assaltos nos últimos anos, ainda existiam muitos espaços em boas condições estruturais — e, em breve, a antiga Escola da Armada ganhará uma nova vida.

A aquisição pelo município de Vila Franca de Xira constitui uma oportunidade única para a requalificação da frente ribeirinha do concelho. A autarquia pretende concretizar novos espaços de lazer e recreio, assim como espaços destinados a habitação e atividades económicas. Um dos primeiros passos para a reconversão será a instalação li do novo Tribunal de Vila Franca de Xira.

De seguida, carregue na galeria para ver as fotografias incríveis dos The Yellow Jackets quando exploraram a antiga escola militar.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT