Na cidade

Os transportes públicos do Porto vão continuar a ser gratuitos para os jovens até 2025

O prolongamento da medida já em vigor foi aprovada por unanimidade. Abrange utilizadores entre os 13 e os 18 anos.
Boas notícias.

Os jovens entre os 13 e 18 anos, com domicílio fiscal no Porto ou que estudem e residam, comprovadamente, na cidade, continuam a ter acesso gratuito aos transportes integrados no sistema intermodal Andante, pelo menos até 2025.

A decisão de estender o programa de transporte público gratuito por mais três anos foi aprovada, de forma unânime, esta segunda-feira, 20 de junho, em Assembleia Municipal.

Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, citado pelo “Porto Canal”, comentou que “a descentralização na área dos transportes representa um avanço civilizacional”. Destacou, igualmente, a convergência entre as autarquias e o Governo relativamente a este tipo de medidas.

Também na capital, em abril, foi aprovado um projeto que garantirá transportes públicos gratuitos para jovens e idosos. Espera-se que a iniciativa arranque já este ano. Para os mais velhos, com idades superiores a 65 anos, deverá entrar em vigor em julho, enquanto para os estudantes até aos 23 anos (ou 24 caso estejam no curso de medicina ou arquitetura) começará em setembro, para coincidir com o início do novo ano letivo. Estarão abrangidos aqueles que tiverem residência fiscal em Lisboa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT