Na cidade

Padrão dos Descobrimentos já foi limpo — a autora terá sido uma estudante francesa

Os graffitis de 20 metros no monumento nacional foram removidos na tarde e noite de segunda-feira, com a PJ a investigar o caso.
Imagem partilhada nas redes sociais.

O Padrão dos Descobrimentos já voltou ao seu estado normal. Uma equipa especializada em limpeza de monumentos removeu na tarde e início de noite desta segunda-feira, 9 de agosto, as frases escritas em inglês nas laterais do marco histórico.

Na mensagem deixada no domingo, lia-se, em inglês, com erros, “Blindly sailing for monney, humanity is drowning in a scarllet sea”. O que, numa tradução livre, será algo como: “Velejando cegamente por dinheiro, a Humanidade afunda-se num mar escarlate”.

A ocorrência foi registada pela PSP na manhã de domingo, 8 de agosto, sendo depois comunicada à Câmara Municipal de Lisboa, que tutela o monumento. A PJ já estará a investigar o ocorrido e terá realizado perícias no local, não havendo suspeitos oficiais.

No entanto, segundo avança a o jornal “i” na manhã desta terça-feira, 10 de agosto, pensa-se que o autor possa ter sido uma jovem francesa, ainda que tal informação não tenha sido confirmada pelas autoridades.

De acordo com este meio, a estudante na L’Ecole d’Art terá partilhado um vídeo da mensagem grafitada nas redes sociais, com o texto “it’s a wrap. Bye Lisboa”. De acordo com o “i”, a publicação terá sido feita numa conta com o nome de utilizador “___l.i.a___”, o que poderia ser a assinatura no texto do graffiti. Esta alegada suspeita ainda não foi referenciada ou confirmada pelas autoridades nacionais. 

A Câmara Municipal de Lisboa está a realizar a limpeza do Padrão dos Descobrimentos que foi alvo de vandalismo no dia 8…

Posted by Câmara Municipal de Lisboa on Monday, August 9, 2021

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT