Nem todos nascemos para ser artistas, mas isso não significa que tenhamos de viver longe da arte. Em Lisboa, existe um estúdio onde é possível conjugar pintura e diversão. Com workshops e cursos criativos, o ArtZone Global, aberto desde julho de 2021, é um estúdio de arte em Alvalade onde todos podem aprender artes visuais e ser artistas, nem que seja por apenas um ano.
“É diferente de uma escola normal. Tentamos ajudar as pessoas a entender a arte através do entretenimento. Combinamos sessões de pintura com diversão, vinho, snacks, música e risos”, conta à NiT Victoria Tikhonova, fundadora do ArtZone. Mais do que um estúdio, é um “clube internacional de arte para comunicação, onde todos os que se preocupam com arte visual encontrarão pessoas com interesses semelhantes”.
Se sempre foi uma nódoa nas disciplinas de arte durante o secundário, não precisa de se preocupar. Primeiro, porque não vai ser avaliado e não corre o risco de chumbar. Segundo, porque as atividades do estúdio são pensadas para toda a gente, mesmo para quem não tem experiência.
“O objetivo é ajudar as pessoas a relaxar e ajudá-las a entender que a arte não é algo sofisticado, é fácil para todos de entenderem. Ajudamos a entender o tipo de técnicas que é melhor para cada um”, revela a fundadora.
Desde cursos, workshops, tours e até mesmo festas de arte, no ArtZone há eventos para todos os gostos. Um dos workshops mais divertidos é o Paint in the dark, uma experiência única em Portugal.
“Desligamos as luzes e ligamos as luzes néon, usamos as tintas fluorescentes especiais para desenhar e até temos tintas especiais para o corpo. É uma aula muito divertida, com exercícios interessantes e uma professora que faz as pessoas rir”, revela Victoria.
Até mesmo aqueles que não são artistas natos podem criar uma obra-prima com a tinta sensível à luz negra. Os participantes têm liberdade para pintar o que quiseram na tela, incluindo o próprio autorretrato. Contudo, não é só a tela que fica colorida: durante a sessão, todos podem pintar no corpo dos outros, com tintas próprias para o efeito.
As tintas acrílicas utilizadas para pintar na tela contêm um pigmento fluorescente que, sob a influência da lâmpada UV, começa a brilhar numa determinada cor. Assim, mesmo estando a pintar no escuro, vai ser um verdadeiro espetáculo de cores e sensações.
Cada sessão dura entre duas a três horas e os workshops são dados pela artista plástica Rita Grancho, que “usa a arte para desconstruir corpos e rostos criando máscaras em busca de outras realidades dentro do seu universo feminino”. As linhas e as cores fortes são o que dão energia ao seu trabalho e caracterizam o seu estilo próprio enquanto artista.
Se também gostava de pintar às escuras com estas tintas que parecem mágicas, o melhor é ir estando atento ao site do estúdio. É lá que vão sendo divulgando as novas datas. A próxima está marcada para o dia 16 de dezembro, às 18h30, e a inscrição custa 40€.
Além do Paint in the dark, o ArtZone organiza muitos outros cursos que tornam a arte ainda mais divertida, como o Meeting in the oil, destinado a todos os que desejam conhecer o material artístico mais clássico: as tintas e o óleo. Os fãs de viagens podem inscrever-se no curso Sketch and Travel, que o vai ajudar a eternizar monumentos arquitetónicos e ruas coloridas numa folha de papel.
Existem cursos para iniciantes e avançados e para adultos e miúdos a partir dos 10 anos. “Todos são bem-vindos. Providenciamos todos os materiais e ainda oferecemos um copo de vinho, snacks e música”, diz a fundadora.
De seguida, carregue na galeria para saber o que pode esperar dos workshops Paint in the dark.