Voar numa nave espacial, ver os planetas de perto ou experimentarem a sensação da inexistência de força gravítica são apenas algumas das coisas que deixam os miúdos a sonhar com o Espaço. Agora vão poder realizar o sonho graças à segunda edição do projeto Zero-G Portugal — Astronauta por um dia. Mas atenção: não podem atrasar-se, porque as inscrições terminam já esta segunda-feira, 13 de março.
No total, vão ser escolhidos 30 miúdos que poderão experienciar a sensação de gravidade zero, como os verdadeiros astronautas. Os jovens terão oportunidade de realizar um voo parabólico a bordo do Airbus A310, da empresa francesa Novespace. Durante a viagem serão efetuadas manobras de ascensão e queda-livre (parábolas) que permitem simular a ausência de gravidade no interior da aeronave, por ciclos de breves instantes — uma das poucas forma de reproduzir o efeito da ausência de gravidade ou microgravidade na Terra.
Já está a stressar só de imaginar o seu filho nesta situação? Pode relaxar (um pouco). Antes, os participantes têm uma semana de formação para se prepararem para a curta, mas intensa experiência.
O piloto irá começar por fazer uma subida vertiginosa de 7.600 metros, durante 20 segundos, reduzindo depois o impulso do motor praticamente a zero para que o avião realize uma parábola — para que seja possível sentir o efeito da falta de gravidade.
Depois, o Airbus A310 continuará a subir até atingir o ponto de inflexão, a 8.500 metros, e irá descer em queda livre, durante 22 segundos. Este será o período em que os passageiros flutuam devido à ausência de peso. As manobras são repetidas 30 vezes por voo.
Podem candidatar-se alunos do ensino básico ou secundário português, que tenham entre 14 e 18 anos na altura da realização do voo parabólico que está marcado para 3 de setembro de 2023, com partida da Base da Força Aérea Portuguesa em Beja.
Os jovens interessados devem candidatar-se através do preenchimento de um formulário e submeter um vídeo de apresentação onde expliquem o porquê de quererem participar na iniciativa. No ano passado, foram selecionados 31 estudantes.
Ao longo do processo de seleção foram testadas várias competências, designadamente a criatividade dos candidatos, a sua perceção espacial e aptidões físicas. A última fase do concurso consistiu numa entrevista para analisar as capacidades de comunicação dos concorrentes.