A decoração do Palácio Nacional e Jardins de Queluz está cheia de referências à mitologia clássica. As figuras mitológicas como Atalanta, Perséfone, Tétis, Pégaso e Flora foram imortalizadas nas esculturas que embelezam os jardins, mas também suscitam curiosidade por parte dos visitantes. Afinal, quem são elas e quais os seus mitos mais célebres? Que relação têm com o jardim e com o Palácio?
Todas estas perguntas vão ser respondidas nas visitas guiadas temáticas dedicadas à mitologia que a Parques de Sintra vai organizar. Entre março e dezembro deste ano, haverá um ciclo de seis visitas para para os curiosos e entusiastas desta temática. O programa “Deuses e Heróis da Mitologia Clássica no Palácio Nacional e Jardins de Queluz”, realizado pelo investigador André Ferreira, vai acontecer sempre em dias de fim de semana, com início às 10h30 e duração aproximada de uma hora e meia.
A visita “Flora e a sagração da poesia” vai ser a visita inaugural deste ciclo, marcado para o dia 26 de março, domingo. Trata-se de um percurso nos jardins dedicado aos poetas, deuses, ninfas e heróis da antiguidade clássica.
Já no dia 22 de abril, sábado, a visita “Os deuses do Olimpo ‒ como identificar?” desafio os participantes a partir à descoberta destes seres fantásticos que habitam as salas do palácio. A terceira visita deste ciclo, “Tétis e a força da água”, acontece a 18 de junho, domingo, e aborda as divindades, episódios e símbolos associados à água.
Para identificar e perceber os significados do raio de Júpiter, da lira de Apolo ou do crescente lunar de Diana, é só juntar-se à visita de dia 16 de julho, domingo, a “Simbologia e iconografia dos mitos clássicos”.
Depois, a 17 de setembro, domingo, está marcada a visita “Perséfone e o poder das plantas”, onde vai desvendar a multiplicidade de significados das plantas do jardim. O ciclo termina a 3 de dezembro, domingo, com um programa dedicado às figuras menos conhecidas da mitologia clássica que estão representados nos jardins de Queluz.
Os bilhetes para cada uma destas visitas custam 15€ e vendem-se exclusivamente no site da Parques de Sintra.