Na cidade

Palmela vai celebrar a Queima do Judas online

Pandemia obriga a alterar tradições mas a festa vai continuar e há até kits especiais para o evento.
Tradição mantém-se

No próximo sábado, 3 de abril, vai realizar-se em Palmela a Queima do Judas. O evento tão tradicional do concelho vai desta vez decorrer por via digital de forma a manter as tradições.

Ainda que não seja possível juntar as habituais multidões na noite que antecede o domingo de Páscoa, a Câmara Municipal de Palmela não quis deixar passar a data em branco. Através das páginas de Facebook e Youtube do município será possível ver um vídeo que mostrará imagens das celebrações anteriores.

“Assim, os testamentos que seriam habitualmente lidos pelas ruas de Palmela vão ser partilhados com a população através do Jornal da Queima do Judas, que vem renovar o importante trabalho desenvolvido pelos grupos de teatro e associações locais na manutenção da vida cultural do concelho”, explica a autarquia em comunicado.

Ao mesmo tempo, será ainda possível reservar o Kit Queima do Judas, com ilustrações de Zé Nova, para recortar, montar e colar. Para isso basta contactar a organização por telefone (212 336 630).

“Recuperada pelo Município em 1995, no âmbito do Programa Municipal do Teatro, numa parceria com os grupos de teatro e associações locais, a Queima do Judas é um ritual de origens pagãs, ligado à celebração do equinócio da primavera e ao início de um novo ciclo de vida, saindo à rua, anualmente, no Sábado de Aleluia (antes do domingo de Páscoa)”, lembra a autarquia.

Este evento, que anualmente percorria as ruas do Centro Histórico de Palmela até ao Largo de S. João, está ainda inserido nas comemorações do Dia Mundial do Teatro, celebrado a 27 de março.

No sábado dia 3 de abril, a tradição da Queima do Judas volta a cumprir-se, num formato adaptado às circunstâncias da…

Posted by Palmela Município on Monday, March 29, 2021

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT