Na cidade

Ponha os olhos no céu: o primeiro eclipse lunar do ano acontece esta sexta-feira

É ao fim do dia que vai poder testemunhar este evento astronómico. Será visível em quase todo o território continental.
O céu vai estar perfeito.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o céu vai reunir as condições perfeitas para se assistir ao primeiro eclipse lunar de 2020, que acontece esta sexta-feira, 10 de janeiro. Em todo o território continental, a previsão é de poucas nuvens ou até mesmo um céu completamente limpo.

Esta também é a primeira lua cheia do ano. O fenómeno da natureza é conhecido como “wolf moon” e será um eclipse lunar relativamente curto. Vai ter início às 17h07 (hora de Portugal Continental) e atingirá o pico duas horas depois, mais precisamente às 19h10, quando a Lua voltar a exibir toda a sua face iluminada.

Durante este período, a Lua vai passar pela sombra da Terra e mergulhar na extremidade mais externa da sombra do planeta, num fenómeno chamado eclipse lunar penumbral.

Como parte da luz solar continua a atingir a superfície lunar, que permanece iluminada durante o eclipse em intensidade menor, o astro não vai apresentar aquele tom avermelhado mais comum durante os eclipses totais. A lua apenas ficará um pouco menos brilhante no céu.

Os países da Europa, África e grande parte da Ásia terão uma posição privilegiada de visualização. Quem não conseguir ou não puder testemunhar o evento natural pode ver através do site do observatório online Slooh, no Virtual telescope Project.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT