Na cidade

“Parece a Grécia”: a vila alentejana que se tornou viral nas redes sociais

Fica no Alentejo interior mas tem praia. Já foi considerada uma das vilas em colina mais bonitas da Europa.
A imagem partilhada na página Alentejo.

Em 2017, quando o planeta ainda nem sonhava que iria estar mergulhado numa pandemia, Portugal era um dos destinos turísticos mais em voga em todo o mundo — impulsionado não só pelos seus locais mais conhecidos, como Lisboa, Porto e o Algarve, como também já pelos seus segredos, progressivamente descobertos e revelados por canais como o maior de notícias do mundo: a CNN.

Na altura, a estação norte-americana listava as vilas com colinas pitorescas mais bonitas da Europa, e escolhia uma portuguesa: Monsaraz, no distrito de Évora. Considerada pela publicação como “uma das mais antigas povoações de Portugal”, a colina de Monsaraz foi ocupada, explicava o canal, por uma série de diferentes conquistadores ao longo dos anos, desde os mouros aos visigodos.

“Hoje, o seu castelo do século XIV atrai as multidões, as muralhas da vila oferecem vistas enormes sobre os olivais circundantes e a barragem do Alqueva. O vinho produzido localmente é mais bem degustado num pequeno café, enquanto se assiste ao pôr do sol”, concluía. 

A distinção não é nova. Monsaraz, vila medieval de casas brancas, praia fluvial, um castelo, muros de xisto, céu estrelado e o Alqueva sempre por vista, é um destino já elogiado em todo o mundo e que quem não conhece tem mesmo de descobrir; e quem já descobriu é, 99 por cento das vezes, um declarado apaixonado.

Que o diga uma publicação de uma imagem que tornou viral no Facebook, nos últimos dias de janeiro. Trata-se de uma simples foto da vila, partilhada pelo Alentejo — um grupo que se dedica a promover o turismo e o interior de Portugal — mas a imagem é tão incrível que o impacto foi tremendo.

Mais de 8,6 mil gostos, quase 800 partilhas e centenas de comentários são o resultado, e o mais marcante é que a gigante maioria dos comentadores declara-se um apaixonado e saudoso pela vila — e quem não conhece fica absolutamente impressionado e curioso. “Parece a Grécia”, escreve uma internauta, em referência às casas brancas e cheias de flores, com a água por fundo,  “É muito bonito. Estive aí uma semana fiquei encantado e se tudo correr bem irei voltar”, diz outro.

Quando a pandemia melhorar, muitos prometem o regresso e para quem o quer já ir planeando, na página Visit Portugal está tudo que precisa de saber e em VisitEvora, tudo o que tem mesmo de visitar — e é muito. Para começar, saiba que de Lisboa, precisa apenas de pouco mais de duas horas para chegar a este paraíso no interior do Alentejo.

Monsaraz Acreditamos no interior de Portugal! 🇵🇹#novosrurais #viverdevagar #abrandar #viajar #alentejo #turismo #portugal

Posted by Alentejo on Saturday, January 30, 2021

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT