Dezembro é um dos períodos mais agitados do ano, com muitos centros comerciais e freguesias a organizar uma vasta gama de eventos de Natal. Contudo, a tarefa de encontrar um dos elementos centrais das comemorações está a tornar-se cada vez mais complicada.
Atualmente, Portugal enfrenta uma escassez crónica de Pais Natais, algo que parece ser um fenómeno generalizado, uma vez que poucos se mostram dispostos a vestir o icónico fato vermelho.
“A procura por Pais Natais para a animação de eventos ou espaços comerciais continua a superar largamente a oferta disponível e a dificultar a organização de festas familiares e corporativas”, revelam os dados da plataforma de contratação de serviços Fixando, segundo o “Jornal de Negócios”.
Apesar de uma subida de nove por cento em relação ao ano anterior, o número de profissionais registados a prestar estes serviços continua a ser insuficiente para atender à elevada demanda. Neste momento, estima-se que faltem cerca de mil Pais Natais para satisfazer as solicitações deste ano.
A maioria dos pedidos recebidos são para festas familiares (35 por cento) e par festas de empresa (25 por cento). As festas de escola e serviços comerciais são outros que mais procuram estes profissionais. A dificuldade em encontrar animadores disponíveis é mais notória nos distritos de Lisboa, Porto e Aveiro.
Para 2024, o custo de contratar esses serviços aumentou, com uma subida de 25 euros relativamente ao ano passado. Os profissionais ganham, em média, 165€ por evento, que se realizam, na sua maioria, durante os fins de semana.
Este desequilíbrio entre a oferta e a procura representa uma oportunidade única para muitos que desejam representar o velho de barbas brancas e, assim, obter um rendimento suplementar. Como sublinha Alice Nunes, diretora de novos negócios da plataforma, “ser Pai Natal tornou-se uma oportunidade acessível, pois, com apenas um fato, uma barba e gosto por miúdos, é possível prestar estes serviços, o que representa uma forma de obter um rendimento extra durante a época festiva”.
No entanto, é importante ter “essência e dinamismo para o fazer”, visto que a função é delicada e os mais são os principais admiradores. “A autenticidade da caracterização e a energia na interação com o público são fatores que influenciam as escolhas dos clientes. Pais Natais com barba natural e uma postura mais cativante são cada vez mais solicitados”, acrescenta.