Na cidade

Junte os vizinhos para um desafio sustentável da EDP e recebam um mês de energia grátis

A EDP Comercial quer criar uma competição saudável entre moradores de várias freguesias através de pequenos desafios que podem mudar hábitos.
Mude a forma como vive.

Questões como a sustentabilidade e a preocupação ambiental já fazem parte da nossa rotina diária. Há quem faça disso um lema de vida e leve muito a sério todas as escolhas que faz, mas também quem tente ir mudando alguns detalhes para poder viver de forma mais sustentável. Se esse é o seu caso, provavelmente estará a pensar mudar alguns hábitos de consumo lá em casa – em especial no dia a dia e na dinâmica de toda a família.

Sabia, por exemplo, que metade dos resíduos domésticos são orgânicos e podem perfeitamente ser reaproveitados? Em vez de os colocar no lixo comum pode optar por fazer compostagem. É possível também reciclar e reduzir o consumo excessivo de roupa e plástico ou optar por usar sacos reutilizáveis quando vai ao supermercado. 

A pensar nestes pequenos gestos – e na importância de encontrar novas soluções e formas de poupar o mundo –, a EDP Comercial acaba de lançar uma campanha que recompensa as boas práticas ambientais dos portugueses. O objetivo da Freguesia + Zero é mesmo convidar o País inteiro a entrar nos desafios que mudam o mundo e ganhar energia com isso. Como? É simples.

A partir de 13 de setembro e durante três semanas, a marca vai incentivar a participação em pequenos desafios diários no Planeta Zero, o seu programa de sustentabilidade acessível através da app EDP ZERO. Mas vai ter de convencer os vizinhos a juntarem-se a si. É que cada desafio concluído dá direito a pontos – os Z’s –, que vão contribuir para os pontos gerais da sua freguesia.

No fim, aquela que conseguir acumular mais pontos pelos seus moradores será eleita como a freguesia mais sustentável do País. E todos os seus residentes participantes recebem um mês de energia gratuito. A ideia é criar uma competição saudável entre as freguesias, levando os clientes a convidar os seus amigos, familiares e vizinhos a participarem.

Trocar uma garrafa de plástico por uma de vidro, participar num workshop de Catarina Barreiros para descobrir por onde começar a reduzir o desperdício ou dar uma nova vida às tampas de garrafas que se tem em casa são alguns dos desafios pensados – mas há muitos mais. Assim, com pequenos desafios diários, a EDP quer ajudá-lo a transformar a forma como vive, reconhecer a importância das suas escolhas, diminuir as emissões de CO2 e construir uma sociedade mais saudável e sustentável.

O Planeta e a Geração Zero EDP

A campanha Freguesia + Zero celebra um ano do projeto Planeta Zero da EDP. Todos os meses há novos desafios na plataforma, que vão desde pequenas mudanças de eficiência no consumo de energia em casa, até iniciativas de limpeza de praias como a que aconteceu este verão.

Neste momento está também em jogo o sorteio de um carro elétrico, bicicletas e benefícios em marcas parceiras. Através da área de eficiência energética do programa pode também ficar a saber se o seu consumo está acima ou abaixo da média de pessoas semelhantes e de que forma é possível melhorá-lo para o bem de todos.

O Planeta Zero já deu milhares de dicas, sugestões, desafios e ofereceu prémios aos clientes que querem fazer parte deste movimento sustentável que precisa de todos e que começa na mudança de simples comportamentos individuais. Entre os clientes há mais de 450 mil inscritos em workshops com especialistas em sustentabilidade e masterclasses sobre redução de desperdício na cozinha ou alimentação sustentável.

Para participar nesta mudança tão necessária, só precisa de aderir ao programa Planeta Zero no site da EDP ou através da app EDP ZERO.

Este artigo foi escrito em parceria com a EDP Comercial.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT