Na cidade

O passadiço mais incrível do Porto faz um ano — já visitou o Treetop Walk?

No passadiço de Serralves, instalado em 2019 no parque do museu, pode caminhar entre a copa das árvores.
Foto da autarquia.

Quando celebrava 30 anos de existência, o Parque de Serralves no Porto juntou-se ao grupo de elite de jardins e parques pelo mundo que apostaram em caminhos nas árvores, muito procurados por visitantes de todos os continentes, como é o caso do Walpole-Nornalup National Park na Austrália e da Reserva MacRitchie em Singapura.

A 14 de setembro de 2019, foi inaugurado o TreeTop Walk: o novo percurso elevado ao nível das árvores do Parque de Serralves, pensado e desenhado pelos arquitetos Álvaro Siza Vieira e Carlos Castanheira.

A ideia é que caminhe literalmente por entre o topo de árvores, como nome indica. O objetivo passa por dar-lhe a oportunidade de observar melhor a biodiversidade do parque do Porto e sensibilizar os visitantes para a conservação da natureza. O que quer dizer que, além das vistas incríveis, de toda a fauna e flora dos jardins, o passeio incentiva o respeito pelo ambiente e património natural, numa experiência que a fundação pretende que seja “impactante”.

A iniciativa está integrada num protocolo de colaboração técnica e financeira entre a Fundação de Serralves e o Fundo Ambiental do Estado Português e tem a Ascendi como mecenas.

Agora, a Câmara do Porto assinalou, no seu canal de notícias, o primeiro ano do Treetop Walk, “um percurso ao nível da copa das árvores, permitindo uma experiência única de observação e estudo da biodiversidade”. E relembra: para quem ainda não conheceu estes 260 metros de passadiço, vale mesmo a pena — as visitas-oficina dirigidas a escolas e famílias e o programa regular para público geral podem ser consultados online.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT