Na cidade

Passadiços de madeira e uma aranha gigante. O percurso junto ao rio para fazer na primavera

Há vários atrativos para conhecer na zona banhada pelo rio Távora, no município de Sernancelhe. Um dos destaques é o observatório de aves.
Foto: Trilhos e Caminhadas.

“Um local único, com uma beleza extraordinária”. Não há elogios suficientes para descrever toda a envolvência da zona banhada pelo rio Távora, um afluente do rio Douro que tem vindo a ganhar cada vez mais atrativos. Nas últimas duas décadas, a Câmara Municipal de Sernancelhe tem feito esforços para potenciar o turismo nesta localidade do distrito de Viseu.

“O primeiro grande passo foi quando nos foi permitido construir o Açude do Távora, um espelho de água que se mantém constante durante todo o ano”, contou à NiT fonte da autarquia. Desde 2011 que o curso do rio deu lugar a um imenso lago, que trouxe consigo novas espécies de aves e uma “paisagem de rara beleza”, que colocou a freguesia da Vila da Ponte na rota do turismo.

A partir daí, seguiram-se outras estruturas e atrações, como a Ponte Pedonal que liga a Vila da Ponte a Freixinho. Inaugurada em 2015, esta “obra arquitetónica de grande beleza”, construída em madeira e ferro, estende-se ao longo de 207 metros e é descrita como “um exemplo de simplicidade e pureza”.

Com esta estrutura, surgiu a necessidade de criar outro percurso para ligar Vila da Ponte até Ferreirim. Assim nasceu o projeto dos Passadiços de Távora, cuja construção arrancou em 2020. “Era uma obra essencial para unir, num trajeto contínuo e de permanente descoberta, aquilo que melhor define este território: rio, vinhedos, montanha e vida”, sublinha a autarquia.

Com aproximadamente 1,5 quilómetros de extensão (três quilómetros, ida e volta), este caminho panorâmico pela albufeira faz a ligação até à Praia Fluvial de Vila de Ponte, inaugurada em 2021, que tem também duas piscinas flutuantes. Ao longo do percurso, que é praticamente plano e acessível a qualquer pessoa, a vista é sempre a mesma: o lago do Távora.

Um dos destaques.

Os meses de primavera e outono geralmente são as alturas mais convidativas para percorrer o emblemático passadiço, que já se tornou um dos mais famosos do País. No verão, contudo, pode aproveitar a praia fluvial.

No final do percurso, os visitantes têm duas opções: voltar ao ponto de partida ou continuar a explorar a área. Uma das opções é seguir pelo trilho PR4 de Sernancelhe, com cerca de seis quilómetros, que atravessa uma paisagem rural encantadora, passa pela ponte pedonal sobre a Ribeira de Ferreirim e tem uma surpresa no final: um Observatório de Aves Aracnídeo.

No meio da paisagem, este observatório destaca-se por ter o formato de uma aranha. É o local perfeito para avistar as muitas aves que habitam na Albufeira da Barragem do Vilar, como o guarda-rios, a garça-real e pequenos bandos de patos-reais.

Carregue na galeria para conhecer melhor os atrativos que pode encontrar na região.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT