Na cidade

Passeios de balão e a cavalo: estas são as experiências mais incríveis do Douro

A Bookindouro é uma plataforma que reúne num local as melhores coisas para fazer na região.
Vá, saia lá de casa

Passou uma vez pelo Douro, viu as vinhas, o rio, provou o vinho e acha que já viu tudo o que havia para ver? Está redondamente enganado. A prová-lo está a nova plataforma que reúne algumas das melhores experiências que a região tem para oferecer — algumas delas exclusivas.

A Bookindouro pertence a Bruno Coelho, adepto da região e nascido em Vila Real. Aos 39 anos conseguiu concretizar um sonho, criar “um negócio ligado à região”. Formado em economia, trabalhou na área da música e agora é um dos guardiões do Douro. É graças ao seu trabalho que inúmeras experiências desconhecidas estão agora acessíveis.

“Andei anos a prepará-lo e deu bastante trabalho a encontrar parceiros. Alguns são tão pequenos nem site tinham ou sequer redes sociais. O objetivo passa também por dar a conhecer experiências mais genuínas”, explica à NiT o vila-realense de 39 anos.

As mais de 80 experiências disponíveis não são todas no Douro. Claro que percorrem toda a extensão do rio, do Parque Natural do Douro Internacional ao Alto Douro vinhateiro, diretamente até à foz, no Porto. Mas porque “somos um país pequeno”, Bruno Coelho decidiu abranger também o nordeste transmontano e o Parque Natural do Alvão.

No catálogo há um pouco de tudo, de passeios de balão e de veleiro, em jipes e bicicletas elétricas, a cavalo ou de canoa. Pode fazer canyoning, slide, rafting e escalada. Mas há opções ainda mais completas, exlusivamente criadas pela Bookindouro.

É o caso da Douro a Fotografar, uma espécie de visita por “locais inusitados e menos óbvios”, conduzida por um guia que é, em simultâneo, fotógrafo profissional e que dá todas as dicas para tirar a foto perfeita, enquanto admira a paisagem. Uma experiência com custo de 95€, mas que inclui um passeio numa carrinha 4×4, um almoço num restaurante da região e uma prova de vinhos numa das muitas quintas.

A outra é a Douro 360, uma forma simples “viver um bocadinho de tudo”, explica. Inclui um passeio em jipes 4×4 pela manhã, um almoço numa quinta para prova de vinhos e azeite, com almoço preparado por um chef junto ao Douro, e um passeio de barco pela tarde para um refrescante e merecido mergulho. Custa 120€ por pessoa.

A lista não vai ficar por aqui. Estão também a ser preparadas as visitas de observação do céu noturno no Parque Natural do Vale do Tua, um local privilegiado dada a pouca poluição luminosa da zona.

Carregue na galeria para conhecer algumas das experiências.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT