na cidade

Piscina das Marés reabre este fim de semana — mas ainda sem mergulhos

O espaço foi reabilitado e pode ser visitado de forma gratuita em Leça da Palmeira. A época balnear só abre a 19 de junho.
A época balnear começa a 19 de julho. Foto CM Matosinhos.

Quem esperou quase dois anos, espera também mais uma semana para voltar a mergulhar na Piscina das Marés, em Leça da Palmeira. O espaço foi reabilitado e pode ser visitado de forma gratuita já este sábado e domingo, 12 e 13 de junho. A época balnear propriamente dita só reabre a partir do próximo sábado, 19 de junho.

Desde 2019 que a piscina da autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira foi alvo de obras de requalificação. Esta quarta-feira, 9 de junho, depois da visita do arquiteto ao local, a Câmara de Matosinhos anunciou a reabertura do espaço que foi inaugurado em 1966 e é monumento nacional desde 2011.

Este fim de semana de entradas gratuitas apenas poderá ser feita uma visita ao local, uma vez que não é permitida ainda a permanência dos visitantes e muito menos os mergulhos. As entradas são feitas da parte da manhã, entre as 10 horas e as 12h30, e à tarde, entre as 14h30 e as 18 horas.

Foram investidos 1,3 milhões de euros.

“A Piscina das Marés foi alvo de uma grande intervenção em virtude da deterioração de vários elementos, como a estrutura do betão armado, o tanque principal da piscina e o sistema de filtração de água salgada”, explica a Câmara de Matosinhos.

O investimento de 1,3 milhões de euros incluiu a instalação de bombas de captação e circulação, sistema de filtragem e tratamento de águas, tubagens e infraestruturas elétricas. Os edifícios que fazem parte do complexo foram reabilitados, tal como os tanques, as áreas de betão e as madeiras. Existem novos balneários e a área para ficar ao ar livre também foi alargada.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT