Três anos depois, o piso da Rua da Prata, em Lisboa, voltou a abater na noite desta quarta-feira, 29 de janeiro. O buraco no pavimento, que em 2022 já tinha levado a obras e à requalificação da artéria na baixa, obriga a que o trânsito no local esteja novamente cortado.
“Problemas remediados, soluções insustentáveis”, alertou a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, acrescentando que a rua “totalmente interditada à circulação”. O abatimento deve-se a um coletor pombalino “há muito sem reparação, cuja parede cedeu às intensas chuvas dos últimos dias”.
O buraco, que tem agora quatro metros de profundidade e 40 metros quadrados de área no subsolo, obriga os moradores e comerciantes ficarem “sujeitos aos incómodos de uma rua fechada”, adianta o organismo. Não existe qualquer previsão sobre o tempo que levará a intervenção.
“O evidente colapso do coletor de escoamento de águas, uma estrutura pombalina, e a rua visivelmente oca por baixo exigem outro tipo de intervenção: uma obra de fundo, naturalmente mais demorada, mas que é a única solução possível para uma rua segura e estável”, continua o presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Miguel Coelho.
Em 2022, o mesmo problema ocorreu na rua da Baixa devido às chuvas intensa, que levaram ao abatimento do solo e das paredes de um coletor de águas residuais. Quando foi inaugurada em novembro de 2023, após a requalificação, o trânsito da rua foi reaberto apenas a veículos eléctricos, bicicletas e outros meios de mobilidade suave.
“Aquando do primeiro grande abatimento que originou a medida de corte do trânsito e o escoamento pela Rua da Madalena, a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior alertou para a necessidade de intervenção integral no colector desta rua”, conclui a Junta. “Uma intervenção parcial não seria suficiente – como demonstrado pelos abatimentos subsequentes.”
Agora, o organismo defende que a resposta não passa apenas pela pedonalização da vida. Deve existir “uma obra de fundo, naturalmente mais demorada” enquanto “única solução possível para uma rua segura e estável”.
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— Frederico Raposo (@FredericoRaposo) January 30, 2025