Na cidade

Planetário da Marinha oferece entradas gratuitas no Dia da Mulher

Vai poder passar o fim da tarde numa viagem imersiva pelo espaço, graças à nova tecnologia de realidade virtual do espaço.
A campanha é válida para todas as mulheres.

Esta terça-feira, 8 de março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher. Caso ainda não tenha planos para essa tarde, vai gostar de saber que o Planetário da Marinha, em Lisboa, tem entradas gratuitas. Esta promoção pode ser usufruída por todas as mulheres que visitem o espaço nas sessões das 18 horas e das 19 horas.

O Planetário reabriu a 18 de novembro, após ter fechado a 17 de junho, e regressou com várias novidades. O grande destaque vai para o novo sistema de exibição da abóboda celeste, que conta com “oito projetores de vídeo, dispostos a toda a volta do auditório e que criam uma imagem única e coerente em toda a cúpula — é a chamada realidade imersiva”, conta João Silva Ramos, o diretor do planetário, à “Lusa”.

Graças a este recurso à tecnologia de realidade virtual, a experiência leva-nos (quase literalmente) para outro mundo. “Com este sistema de vídeo digital navegamos numa nave espacial, fazemos uma descolagem da terra, navegamos no sistema solar, saímos da nossa galáxia, vamos até aos confins do universo e voltamos à terra”, adianta.

Com este novo ambiente, que surge de um investimento de um milhão e meio de euros, o planetário terá a capacidade de exibir não só filmes de Astronomia, mas também de Biologia, Geologia e até dos vastos oceanos. Estas novas projeções podem incluir também espetáculos de música, que tornarão a visita muito mais rica.

Esta experiência imersiva a 360 graus já permite assistir a dois filmes de Astronomia, sendo um deles para miúdos e outro para jovens e adultos.

Além dos documentários, o agora Planetário da Marinha tem uma nova atividade para todos os apaixonados pela Lua e estrelas. Apenas precisa de levar um par de binóculos ou um telescópio. Após uma sessão explicativa especialmente focada nestes astros, pode sair à rua onde os passará a ver com uns novos olhos, graças a todo o conhecimento que adquiriu. Durante a semana encontra quatro sessões diárias desta atividade (exceto à segunda-feira). Aos fins de semana, está disponível mais uma sessão, ou seja, cinco no total.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT