Na cidade

Pode fazer uma visita de 360º ao Palácio Nacional de Sintra (e sem sair de casa)

Um lugar com história no País que está agora acessível à distância de um clique, a qualquer hora e em qualquer lugar.
Para descobrir quando e onde quiser.

Se há algo que retiramos deste estranho ano de 2020, é que há muito que podemos fazer no conforto das nossas casas. Nem sempre a experiência é igual à oportunidade de estar no local. Mas em alguns casos está bem perto disso.

É o que acontece com o novo projeto inovador pensado para o Palácio Nacional de Sintra, que ficou a cargo da Parques de Sintra – Monte da Lua. Em causa está um percurso virtual 360º que permite a todos descobrir um dos mais importantes monumentos nacionais, em qualquer lugar e sem sair de casa.

Este percurso virtual vai do monumento aos jardins, através de imagens de alta resolução, que permitem observar todos os detalhes. Isto inclui a possibilidade de aprofundar conhecimentos sobre os icónicos pórticos e janelas do palácio, além dos espaços e principais objetos das coleções, tudo com recurso a textos interpretativos.

Este passeio disponibilizado online é inteiramente gratuito. O projeto inovador adequa-se em tempos de pandemia mas é também uma forma de aproximar o espaço histórico e cultural de pessoas de mobilidade reduzida.

O Palácio Nacional de Sintra, também conhecido como Palácio da Vila, começou a ser construído ainda no século XV e foi um dos palácios reais, utilizado pela monarquia praticamente até à implantação da República, em 1910. Entre muitos marcos, foi o espaço onde nasceu e morreu D. Afonso V e onde D. Manuel I, o Venturoso, terá sido informado da chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil.

O palácio situa-se bem no coração da vila, bem perto de espaços icónicos e de sabores especiais, como os travesseiros e queijadas de Sintra. Estando longe da Casa Piriquita, pode sempre contar com a Uber Eats e espaços como a Dona Estefânia, que lhe levam iguarias destas até casa. Nada mau para um passeio sintrense, ainda que à distância.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT