Na cidade

Pode trabalhar num dos espaços de cowork do LACS de forma gratuita até sexta-feira

O objetivo do cluster criativo é celebrar o Dia Internacional de Coworking e mostrar todas as vantagens de trabalhar nestes locais inspiradores.
Sítios perfeitos para trabalhar.

A pandemia de Covid-19 veio mudar a forma como vivemos o dia a dia – houve quem deixasse simplesmente de ir aos escritórios, quem passasse mais tempo a trabalhar em casa e quem experimentasse pela primeira vez os espaços de cowork mais famosos da cidade. E a verdade é que a maioria das pessoas que optaram pelo cowork ficaram fãs do LACS Communitivity of Creators, um cluster criativo onde o trabalho, a cultura e o lazer funcionam em perfeita harmonia.

Com dois espaços em Lisboa (Anjos e Rocha Conde d’Óbidos) e um Cascais, o LACS oferece salas de trabalho flexíveis, em formato de estúdios privados, coworking e ateliers, para pessoas e empresas de pequena, média e grande dimensão, que procuram um serviço completo, além de um ambiente de comunidade e possibilidades de networking. Tudo isto em total segurança.

Apesar de este ser um espaço relativamente recente – abriu em 2018 –, o conceito de coworking já é bem antigo. Remonta a 1995, quando vários hackers em Berlim queriam juntar-se num espaço onde pudessem compartilhar pensamentos e informações. Mas esta filosofia de trabalho não ganhou muita expressão até 2005, quando o engenheiro de software Brad Neuberg escreveu sobre como convidar os criadores para se reunirem numa espécie de ambiente de comunidade. 

Foi este homem que deu início ao movimento que hoje é marcado pelo Dia Internacional de Coworking, celebrado a 9 de agosto. Precisamente a pensar nesta data especial, o LACS decidiu convidar todas as pessoas que ainda não são membros deste cluster criativo para trabalharem num dos seus espaços de forma totalmente gratuita até esta sexta-feira, 13 de agosto. Só precisa de escolher qual a localização que prefere e aparecer para um dia de trabalho bem diferente, inspiracional e bem mais produtivo.

Entre as novidades criadas recentemente para proteger todos os que por lá passam diariamente, o LACS criou novas salas de trabalho flexíveis para que possa estar sempre em segurança. Falamos, por exemplo, dos Quick Offices, escritórios feito à sua medida e com os espaços perfeitos para a sua equipa; do plano University, ideal para quem precisa de um espaço para estudar com a concentração máxima; ou o Home Work, que permite trabalhar num espaço seguro quantas vezes quiser por mês.

Tal como nos tempos de pré-pandemia, o LACS mantém em funcionamento os seus planos de Private Studios, Virtual Office e Hot Membership, bem como as modalidades FIX e FLEX, associadas ao cowork.

Além disso, todos os colaboradores podem usufruir gratuitamente de eventos exclusivos, formação, workshops e palestras. O cluster criativo está aberto todos os dias do ano, 24 horas por dia, para todos os membros. Para trabalhar neste espaço, só precisa de se candidatar através do site do LACS.

As principais vantagens de trabalhar num espaço de coworking

Mesmo com todos os benefícios da flexibilidade do teletrabalho, trabalhar em casa pode fazer-nos sentir isolados. Tornarmo-nos membros de um espaço de coworking dá acesso a toda uma comunidade. Conversar durante cinco minutos enquanto se bebe um café ou acenar no corredor pode ser o suficiente para nos sentirmos mais em comunidade do que se ficarmos a trabalhar de casa.

Os escritórios em casa são confortáveis, mas podem ser perturbadores – acaba por haver um milhão de tarefas caseiras que precisam de ser feitas. Estarmos num espaço de coworking é um sinal claro para o cérebro de que estamos a trabalhar – e todas as restantes preocupações desaparecem.

Além disso, ter um espaço de trabalho distinto e salas de reunião disponíveis sempre que precisamos é mais uma das vantagens de um espaço de coworking. Se precisarmos de reunir com clientes, mesmo que seja por videochamada, a configuração de um escritório em casa nem sempre transmite um ambiente profissional. Melhor: a comunidade num espaço de coworking não é apenas para conhecer pessoas e evitar o isolamento. Também é uma ótima oportunidade para fazer contactos profissionais e criar novas parcerias.

Para quem ainda não está convencido dos benefícios do coworking, é importante lembrar que não é preciso desistir completamente da flexibilidade de trabalhar em casa. Memberships flexíveis em espaços como o LACS geralmente são mais baratos do que ter escritórios permanentes – e pode usá-los apenas algumas vezes por mês. O objetivo é mesmo chegar ao tão necessário equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Este artigo foi escrito em parceria com o LACS Communitivity of Creators.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT